Ícone do site Pérola News

Corpo de bombeiros comemora 26 anos de Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Corumbá

Corpo de bombeiros de Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Corumbá

A Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Internacional de Corumbá promove nesta sexta-feira (21) uma comemoração ao aniversário de 26 anos da unidade.

A cerimônia acontece a partir das 8h30, com a participação em formatura dos militares que fazem parte da Seção Contra Incêndio. O evento contará com a presença do comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, e do superintendente da Infraero no Aeroporto de Corumbá, sargento Carlos Alberto Rocha.

A Seção de Salvamento e Combate Incêndio do Aeroporto Internacional de Corumbá completa 26 anos em 2012. A unidade foi inaugurada em 16 de setembro de 1986, pertencente ao 2º Subgrupamento de Bombeiros/3º Grupamento de Bombeiros localizado na Cidade Branca. Teve como seu primeiro comandante o tenente Pedro Jorge Barbosa Ronda, hoje coronel da reserva do CBMMS.

Todos os bombeiros são tecnicamente treinados para as mais diversas situações envolvendo aeronaves de asa fixa e rotativa, prontos para entrar em ação na hora que forem acionados. A seção possui dois Carros de Combate a Incêndio (CCI), veículos grandes dotados de alta tecnologia com possibilidade de utilizar no combate água, pó químico ou espuma, garantindo rapidez e eficiência nos atendimentos aos acidentes aeronáuticos.

Seção Contra Incêndio

Denomina-se Seção Contra Incêndio o conjunto de instalações e dependências projetadas para servir de sede operacional do serviço de salvamento e contra incêndios do Aeroporto. Tem a função de abrigar o efetivo operacional, equipamentos e viaturas com toda atenção direcionada para a prevenção e combate a incêndios em aeronaves militares, comerciais e/ou particulares, eventuais acidentes aeronáuticos que porventura possa acontecer dentro da área do aeroporto bem como em um raio de 8 km do sítio aeroportuário.

De acordo com o convênio firmado entre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em 16 de setembro de 1986 foi criada a SCI de Corumbá.

Atualmente, a seção é comandada pelo 1º tenente BM Fábio Pereira de Lima, sendo seu efetivo composto por 17 bombeiros militares do Estado de Mato Grosso do Sul e estando dividida por equipes operacionais e expediente, compostas de um comandante, um bombeiro administrativo; além de quinze Bbmbeiros que constituem as equipes de serviços operacionais e funciona em regime de escala de 24 horas de serviço e 48 horas de folga. (Suelen Targon, com informações do Corpo de Bombeiros)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile