Ícone do site Pérola News

Conferência das Mulheres aponta conquistas e desafios de público feminino

Plenária lotada em abertura de Conferência que vai elaborar propostas de políticas públicas para o público feminino (Foto: Renê Marcio Carneiro)

Corumbá realizou nesta sexta-feira, 14 de agosto, a 4ª edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres!”, o evento aconteceu na Unidade III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal e reuniu representantes de diversos segmentos do gênero, bem como população em geral.

Segundo a gerente municipal de Políticas para a Mulher, Cristiane Sant’ana, a Conferência é um momento de avaliação que serve para pontuar o caminho a ser seguido nas questões do gênero. Na opinião dela, Corumbá tem sido exemplo ao conseguir manter um trabalho que ainda mostra-se incipiente em muitas cidades do país.

“Ela vem para gente conferir com as mulheres o que temos e o que precisamos avançar, então temos conquistas e temos desafios. Estamos completando 11 anos de Gerência de Políticas Públicas para Mulheres e Corumbá está de parabéns por manter durante todo esse tempo em funcionamento um organismo que tem trabalhado junto a todas as secretarias de forma integrada visando que cada secretaria ofereça políticas também voltadas para essa questão”, avaliou.

Reforçando a fala a gerente, Mabel Sahib Aguilar, secretária de Assistência Social e Cidadania, que representou o prefeito Paulo Duarte na abertura do evento, citou ainda outras conquistas trazidas na gestão do atual chefe do Executivo.

“A Administração Paulo Duarte acredita nas mulheres e por isso estamos em todos os setores. Temos uma rede de atendimento à mulher que funciona e dita por um juiz que é a melhor do Estado. É muito importante para nós saber que temos políticas implantadas, acontecendo e garantindo nossos direitos. Além da lei municipal que garante um dia de folga para a servidora realizar exames de colo de útero e mamografia, o prefeito ainda implantou o Dia do Outubro Rosa, Prêmio Heloísa Urt”, lembrou Mabel.

Já o secretário de Governo, Márcio Cavasana, salientou que a Administração Municipal, privilegia o público feminino ao ter em sua grande maioria mulheres em cargos de poder, incluindo secretarias, fundações e gerências.

“Hoje, graças à sensibilidade do prefeito Paulo Duarte temos dentro das principais pastas da Administração mulheres ocupando o poder. São tantas que até me esqueço se for elencar todas”, disse Cavasana.

Multiplicidade

A pesquisadora e militante feminista, Maria Rosana Rodrigues Pinto Gama, proferiu a palestra de abertura do evento e analisou a grande presença de pessoas na platéia como um trabalho criado na base da confiança entre população e Poder Público.

“Corumbá tem construído um alicerce muito bom ao longo desses anos quando vem elaborando políticas. O diálogo com a sociedade acpntece tanto que esse auditório está lotado porque as mulheres acreditam que as propostas que elas vão trazer serão implementadas pela Administração Municipal, então isso é uma construção de confiança muito boa’, disse

“A gente vê nesse plenário a multiplicidade desses grupos os quais cada um tem suas necessidades específicas, então estamos falando desse olhar específico e no que as políticas públicas podem avançar tanto na geração de renda quanto no enfrentamento à violência que ainda nos anuncia muita coisa que precisa ser feito mesmo com a Lei Maria da Penha e com muitas políticas implementadas ainda não conseguimos mudar mentalidades, então, infelizmente, ainda temos um percurso enorme”, avaliou a pesquisadora sobre os desafios do setor.

Os debates na Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres seguiu durante toda sexta-feira divididos em quatro eixos temáticos: I – Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile