Ícone do site Pérola News

Concurso de beleza abre Semana da Consciência Negra em Corumbá

Concurso reuniu 20 candidatos, sendo 15 meninas e 5 rapazes (Foto: Marcos Boaventura)

Sara Jaqueline Costa, 16 anos, e Wescley de Oliveira, 19 anos, formam o casal vencedor da terceira edição do Concurso da Beleza Negra. O evento abriu, em Corumbá, a Semana da Consciência Negra neste domingo, 17 de novembro.

Usando o cenário das belezas naturais do Porto Geral, o concurso reuniu 20 inscritos, sendo 15 meninas e 5 rapazes. Os concorrentes representaram escolas públicas de Corumbá e de Ladário na competição que busca valorizar as características estéticas da raça negra.

“Valorizar a raça negra é ter atitude”, explicou Nara Nazareth de Lima Monteiro, presidente do IMKOP (Instituto Madê Korê Odara do Pantanal), entidade que realizou o concurso em parceria de Prefeitura Municipa, por meio da Fundação de Cultura de Corumbá.

“Nos sentimos realizados com esse evento, pois com ele valorizamos o natural, a beleza do povo negro sem artifícios que mudam radicalmente nossas características”, comentou Nara ao avaliar que nesta edição do concurso a participação da família dos concorrentes foi um diferencial.

“Antes, na torcida, iam muitos amigos, agora, percebemos que a família está junto também compreendo a importância de se valorizar a beleza e a culturas negras”, comentou.

O concurso movimentou o final de tarde no Porto Geral. O prefeito Paulo Duarte foi representado pela diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini. Presentes também ao evento a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, além de outras autoridades.

Programação

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e a programação está a cargo da Gerência de Promoção da Igualdade Racial da Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Além do Concurso da Beleza Negra, estão marcadas também palestras (uma delas com Euridio Ben Hur, que discutirá os dez anos da lei 10.639/2003, de sua autoria, que garantiu a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial da Rede de Ensino), bem como com as equipes da Gerência de Políticas da Promoção da Igualdade Racial nas escolas do município.

Estão marcados ainda Encontro Intermunicipal de Capoeiristas, Torneio de Futsal ‘Zumbi dos Palmares’, Encontro de interpretes e compositores de samba enredo com Dudu Botelho, que autor do samba enredo do GRES Salgueiro de 2014, e Pixulé, sambista e intérprete principal da GRES Império da Tijuca. Dudu Botelho e Pixulé também vão animar a seresta da negritude no Bairro Maria Leite.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile