Corumbá

Concerto de violão no Sesc Corumbá promove viagem aos 500 anos de música brasileira

Duo Miranda-Garcia (Foto: Divulgação)

 

Duo Miranda-Garcia (Foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira, dia 05 de dezembro, o Sesc Corumbá promove o Recital de Violão “Uma viagem através da música”, com o Duo Miranda-Garcia. Será uma verdadeira viagem pelos 500 anos de música brasileira, com o repertório baseado em temas populares originalmente escritos para alaúde, piano, e adaptadas, harmonizadas e transcritas para violão e voz. O concerto terá início às 19h30 e é gratuito.

O concerto percorre desde o período renascentista inglês e espanhol, no sec. XVI, com peças compostas por mestres da corte Real de Elizabeth I da Inglaterra e dos Reis Católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castella. Entre os compositores, estão: John Dowland, Jacobus de Milarte, Juan Vásquez e peça anônima. Da renascença, segue para o Classicismo com uma canção de Giacomo Rossini, de sua famosa opera “O Barbeiro de Sevilha”; em seguida, adentramos no Romantismo brasileiro, representado pelas modinhas de Carlos Gomes. E chega ao período Modernista com obras do compositor espanhol Manuel de Falla, da coletânea “Siete canciones populares”, e, de Federico Garcia Lorca, com a coletânea “Canciones espanholas antiguas”.

O nacionalismo brasileiro é representado pela obra inovadora e sentimental do compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos. Para encerrar a apresentação, peça emblemática de Jayme Ovalle e letra de Manuel Bandeira, Azulão.

Sobre os músicos :

Virgílio Miranda

Iniciou a formação musical junto à escolar, desde então, atuou em diversos corais, entre eles, o Coral Cidade Branca, durante oito anos, sob a orientação do professor Luciano Gibaile. Estudou música na Academia Manoel Florêncio, violão clássico com André Espindola, e piano clássico, com Drª. Fúlvia Escobar.

Foi Jurado na primeira edição da Mostra Estudantil de canto, realizada no Corumbaense F. C. em 2012. Ministrou Workshop “Conversando sobre Canto Lírico”, para os alunos do Moinho Cultural Sul Americano. Atuou como convidado pela Fundação de Cultura de Ladário, na formação de um coral com grupo da 3ª idade, para apresentação de natal.

Como solista, apresentou-se junto ao coral Mokiti Okada de Campo Grande, e cantou no Solo Sagrado de Guarapiranga – São Paulo – SP. Também atuou como convidado na abertura da exposição “Como morre uma fotografia?” da artista Lene Vasques, pelo projeto Brasis promovido pela Funarte, realizado em 2013.

Em 2014, atuou em duas apresentações de gala como pianista e cantor no projeto “Pantanal Erudito”, sob patrocínio da Funarte em Rio Verde do MT.

Estuda Canto lírico, sob orientação da Mezzo-Soprano Edineide Dias e do tenor Denis Lopes. Atualmente é diretor institucional da ONG Paz & Natureza- Pantanal, tendo criado uma oficina de música, onde formou além da oficina, um núcleo de estudos teóricos. Criou também os Recitais PN-P, tendo já realizado três edições tendo as edições sido realizadas na sala de reuniões do MUHPAN desde novembro de 2012. É também, Conselheiro na Pasta de Música do Conselho Municipal de Cultura de Corumbá no biênio 2014/ 2015.

Atualmente, forma o Duo Miranda- Garcia junto à violonista Leidiane Garcia.

Leidiane Garcia

Natural de Campo Grande/MS, onde iniciou seus estudos de violão clássico aos 13 anos de idade, com o professor Anderson Francellino, com quem estudou durante 4 anos. Desde então, participou de vários recitais como solista e em apresentações diversas junto a Orquestra de Violões de Campo Grande até o ano de 2007, quando gravou o CD em comemoração aos 10 anos do grupo.

Em 2007, foi semifinalista do I Concurso Internacional de Violões Vital Medeiros, em Mogi das Cruzes-SP.

Participou de master class com os violonistas Edelton Gloeden e Maurício Orosco. Estudou técnica e interpretação violonística com Eduardo Martinelli e com o Prof. Dr. Marcelo Fernandes.

Formada desde 2008, pelo curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical (violão clássico), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande. É professora de violão clássico, popular e viola- de- cocho. Tendo atuado como Educadora Musical na Escola Villa-Lobos, Academia Sonata e Escola Cante´Arte; e, também, como professora de Musicalização Infantil no SESC Horto/Campo Grande.

Em Corumbá, foi professora de violão, viola-de-cocho, Musicalização Infantil, Cultura Regional e Regente da Orquestra de Violões do Moinho, dentro do programa Vale Música na Escola de Artes Moinho Cultural Sul-Americano, no período de 2008 a 2010. Entre os anos 2011 a 2012, criou a Oficina de Violão Clássico, atividade vinculada ao projeto de extensão Introdução Musical: uma iniciação ao Violão Clássico e a Flauta Doce, em parceria com GEP- Teoria Crítica.

É mestre em educação pelo Programa de Pós- graduação de Mestrado em Educação/ Educação Social (2013) pela UFMS- Campus Pantanal, Corumbá.

Atualmente é professora de Arte na Rede Municipal de Educação de Corumbá. Atua como solista e desde o ano de 2014, integra o Duo Miranda- Garcia com o tenor Virgílio Miranda.

Serviço

O Sesc Corumbá está localizado na rua Domingos Sahib, 570 . Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3232-3130 ou 3231-5938.

 

Por: Da Redação