O Comitê Gestor da Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) Estrada Parque Pantanal conta com 20 novos membros titulares e suplentes. Durante a inauguração da ponte de concreto sobre o Rio Miranda, na MS-184, localidade do Passo do Lontra, o governador André Puccinelli deu posse aos novos representantes que terão mandato de dois anos, renovável por igual período.
Com a participação de membros do poder público, privado, entidades e comunidade, este Comitê tem o objetivo de promover o desenvolvimento turístico da Estrada Parque Pantanal. O Comitê foi instituído no ano de 2000 e reorganizado este ano pelo Decreto Estadual número 13.412, do dia 26 de abril. As ações do Comitê serão geridas junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Empossado como titular do Imasul no Comitê, Alesandro Copatti acredita que os membros terão a visão de colaborar na construção da área de interesse turístico respeitando o meio ambiente. “Nosso foco é o desenvolvimento do turismo, humano e ambiental. O papel do Comitê não é chegar com ideias prontas, mas sim construir estas ideias com a comunidade”, disse.
Representando a comunidade local, o guia turístico, Efraim Moreira acredita que o Comitê vai trazer mais desenvolvimento para a região. “Vai beneficiar a Estrada Parque e só vai dar suporte à nossa atividade que não é poluente. É um sonho poder ver essa composição de membros que será importante para o turismo e para o ecoturismo”, comentou.
s novos membros terão atribuições como deliberar sobre as normas e limites das zonas da Estrada Parque Pantanal e ainda para o sistema de sinalização, informação e publicidade. O Comitê será responsável também por acionar Câmaras Técnicas e consultores credenciados para discussão de projetos de pesquisa científica e estudos, além de reforçar o processo participativo com prefeituras, empresas, associações, universidades, entre outros. O objetivo é assegurar a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural e estabelecer normas de uso e ocupação do solo.
“Vamos colher frutos e ter voz ativa junto às instituições. Isso deixa de ser sonho porque estaremos inseridos entre as outras regiões”, avaliou o novo membro do Comitê, o empresário de turismo da região do Passo do Lontra, João Venturini.
Na oportunidade, o governador André Puccinelli desejou bom trabalho aos novos membros e destacou a importância da descentralização na tomada de decisões. “Este Comitê é resultado da união de interesse turístico e demonstra que o governo do Estado não deve ter medo de descentralizar suas ações. Temos a obrigação de fazer aquilo que a sociedade nos traz”, afirmou. A escolha do presidente do Comitê Gestor deverá ser feita a partir das próximas reuniões.
Por: Da Redação