Ícone do site Pérola News

Comitê Cívico de Quijarro pede apoio da Câmara para melhoria na saúde

As dificuldades enfrentadas pela população de Puerto Quijarro estão preocupando os integrantes do Comitê Cívico do município boliviano, que estão buscando apoio da Câmara Municipal de Corumbá, para tentar solucionar problemas que afetam principalmente as famílias de baixa renda daquela região.

Na manhã desta quarta-feira, 04, representantes do organismo boliviano entraram em contato com os vereadores Evander Vendramini (PP), presidente do Poder Legislativo, e Chicão Vianna (Solidariedade), tratando de ações visando solucionar problemas como atendimento médico no setor de Saúde Pública da maior cidade pantaneira, e também para ações de combate ao mosquito Aedes Aegpti em Quijarro.

A reunião aconteceu na sede do Poder Legislativo corumbaense. Além de fazer uma explanação sobre a situação de grande parte da população de Quijarro, o presidente do Comitê Cívico, Marcelito Moreira Silva, entregou uma carta a Evander e Chicão, relatando situações preocupantes do lado boliviano, e pedindo apoio para tentar solucionar os problemas.

Segundo Marcelito, uma das maiores dificuldades se relaciona justamente ao atendimento médico hospitalar. Ele citou que na Bolívia, a oferta de serviço de saúde mais próxima, fica em São José, 04 horas de viagens. Diante disso, a melhor opção é buscar atendimento em Corumbá.

Evander lembrou que esta questão é preocupante, principalmente pelo fato de que recursos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é para atender uma população estimada de 100 mil pessoas. “Aqui atendemos além de Corumbá, Ladário, Quijarro, Puerto Suarez e outras cidades vizinhas da Bolívia, cerca de 200 mil pessoas. É preciso chamar a atenção dos nossos governos (brasileiro e boliviano), no sentido de obtermos uma maior estrutura, inclusive financeira, para atender a demanda”, observou.

O presidente lembrou que o tema já vem sendo tratado pela Câmara, citando a audiência pública de iniciativa do vereador Domingos Albaneze Neto, que é médico, que tratou dos problemas e soluções do atendimento médico hospitalar de estrangeiros em Corumbá. “É um problema que preocupa e que precisamos buscar soluções”, continuou.

A visita dos dirigentes do Comitê Cívico foi organizada pelo vereador Chicão Vianna que destacou a importância do estabelecimento de uma parceria, para tratar não só das questões ligadas à saúde, mas também outros temas que afetam a região de fronteira, como segurança, economia, etc.

Chicão também ressaltou a importância de chamar a atenção dos dois governos e pediu aos integrantes do Comitê que façam o mesmo, “chamando a atenção do Governo Boliviano sobre a situação que afeta Quijarro”, bem como “participar das doações para o hospital de Corumbá, que também precisa de ajuda para atender a todos”.

O encontro com os vereadores corumbaenses contou com as presenças dos vice-presidentes do Comitê, Sérgio S. Hurtado e Nolberto Mejia Valverde, primeiro e segundo, respectivamente. Os três já foram convidados para expor a situação aos demais vereadores na próxima sessão ordinária da Câmara, marcada para terça-feira, 10 de outubro. (Assessoria de Comunicação da CMC)


 

Sair da versão mobile