Corumbá é o terceiro município de Mato Grosso do Sul a fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/18, dos comerciários (depois de Aquidauana e Anastácio), que estabelece o horário especial de funcionamento especial do setor para as vendas de Natal e final de ano. Os sindicatos patronal e laboral aprovaram também um reajuste de 3,5% para o piso salarial da categoria, que subiu para R$ 1.050,00 e passa a vigorar a partir de 1º de novembro, data base da categoria.
“Foi uma grande conquista dos comerciários de Corumbá, que conseguiram também manter todos os demais benefícios econômicos e sociais que faziam parte da convenção anterior (2016/17)”, informa Orlando Terredor Pinto, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Corumbá – SECCBA.
Para quem ganha acima do piso salarial , segundo Orlando, o reajuste, retroativo a 1º de novembro, será de 3%. Além disso o sindicato negociou também com a classe patronal a abertura do comércio em horário especial no mês de dezembro, para as vendas de Natal e Final de Ano. Ficou acertado que de 1º a 15 de dezembro o comércio de Corumbá vai até às 20 horas e de 16 a 23, até às 22 horas.
O presidente da Fetracom-MS (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul) Pedro Lima, disse que os comerciários de Corumbá estão de parabéns por fecharem um bom acordo na CCT 2017/18. Ele espera que a negociação sirva de exemplo para comerciantes das demais cidades sul-mato-grossenses e que bons acordos sejam fechados em benefício dos trabalhadores que precisam ser mais valorizados pela classe patronal.
Ontem o Sindicato dos Empregados no Comércio de Aquidauana fechou acordo para aquela cidade e para o município de Anastácio, que fica ao lado.