Corumbá

Começa em janeiro embutimento da fiação do Porto Geral de Corumbá

 

O embutimento da rede de energia do Porto Geral de Corumbá vai começar na segunda quinzena de janeiro. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada na noite desta segunda-feira, 19 de dezembro, pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, durante a solenidade de entrega da restauração da Estação Ferroviária de Campo Grande.

Os recursos para a realização da obra, no valor de R$ 3,4 milhões, foram viabilizados pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS), que , de acordo com o presidente do IPHAN, tem sido um grande parceiro da luta pela preservação da arte, da cultura e da memória não apenas em Mato Grosso do Sul, mas de todo o Brasil.

“O casario do Porto Geral de Corumbá tem grande valor histórico e cultural e a Estação Ferroviária faz parte da história de Mato Grosso do Sul. Portanto, são duas obras importantes para a cultura sul-mato-grossense. Faço questão de ressaltar que estão se tornando realidade por conta do empenho e dedicação do senador Delcídio, um parceiro fundamental do IPHAN no nosso trabalho diário para construir e desenvolver a arte e a cultura no nosso País”, disse Luiz Fernando de Almeida, durante discurso ao lado dos prefeitos de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e do deputado estadual Paulo Duarte(PT).

Com o embutimento da fiação, será revitalizada uma das áreas mais bonitas e visitadas de Corumbá . O projeto abrange toda a área tombada pelo IPHAN no Porto Geral, incluindo a Rua Manuel Cavassa e parte das ladeiras de acesso e saída do porto.

Em Brasília, onde participa das votações no Senado, Delcídio comemorou mais uma conquista para os corumbaenses.

“Estamos cumprindo mais um compromisso assumido com a população de Corumbá, autoridades e técnicos que lutam pela preservação da nossa cultura e da nossa história. O casario do Porto Geral tem um valor histórico e cultural incalculável e vai poder, dentro de alguns meses, ser inteiramente admirado em toda a sua beleza. Alem do embutimento da fiação, serão instalados refletores que, à noite, darão um destaque especial a esse patrimônio que pertence a todos os sul-mato-grossenses”, enfatizou Delcídio.

 

Por: Da Redação