Na sexta-feira (8) o núcleo psicossocial do Fórum de Comarca de Corumbá realiza o segundo encontro preparatório para adoção de 2011. O primeiro foi realizado em maio e os próximos já estão marcados para os dias 9 de setembro e 11 de novembro para atender as exigências da nova lei da adoção.
Direcionado a casais habilitados e em processo de habilitação, o encontro abordará temas como a reintegração familiar, instituições, adoção nacional e internacional, filho idealizado e real entre outros.
O primeiro encontro, que contou com a participação da juíza Saskia Elizabeth Schwans, reuniu 13 participantes que discutiram temas como os procedimentos jurídicos e sociais para adoção, avaliação social, aspectos psicológicos além de esclarecer diversas dúvidas.
O Projeto Adotar é realizado na comarca desde 2005, antes de a Lei nº 12.010 de 2009 entrar em vigor, e atende a três abrigos em Corumbá e um em Ladário. Desde a criação do projeto, a comarca notou o aumento da procura pela adoção. Hoje são 16 habilitados na comarca.
Para a assistente social da comarca, Sílvia Helena Resende, os encontros são uma maneira de estimular o interesse pela adoção. “Por meio dos encontros, as pessoas podem conhecer mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas. Desde a criação do projeto, houve um aumento de interesse da população e com a criação da lei a iniciativa só se popularizou mais”, comentou.
Por: Da Redação