Corumbá

Com só uma década de existência, bairro Padre Ernesto hoje reflete desenvolvimento de Corumbá

 

Corumbá celebra neste sábado, 21 de setembro, seus 246 anos de fundação. Após décadas de ostracismo, isolamento político e desaceleração da economia, a maior cidade pantaneira reencontrou nos últimos anos o caminho do desenvolvimento e do progresso. E os avanços foram sentidos principalmente nos bairros mais populosos e distantes da área central, que foram contemplados com quilômetros de drenagem, pavimentação e construção de escolas e postos de saúde.

Um exemplo emblemático desses avanços é o bairro Padre Ernesto Sassida. As 1.200 casas que integram o local foram entregues em dezembro de 2013, pelo então governador André Puccinelli, sem sistema para drenagem de águas pluviais, sem rede de esgoto, sem asfalto e com iluminação pública precária. As casas foram repassadas aos beneficiários sem piso, reboco interno e forro. O conjunto foi o único no Brasil entregue nessas condições.

A realidade dos moradores do Padre Ernesto começou a mudar só em 2018, quando o prefeito Marcelo Iunes, com contrapartida do Estado, investiu quase R$ 40 milhões em esgotamento sanitário, drenagem profunda e superficial, e pavimentação de todas as ruas e alamedas do bairro, que ganhou também uma nova, moderna e ampla Unidade Básica de Saúde (UBS), entregue à população em 2019.

O projeto para construção de uma escola e uma creche, com capacidade para atender mais de 700 alunos, já foi aprovado pelo Governo Federal. Os recursos serão da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), com contrapartida da Prefeitura. Hoje o Padre Ernesto Sassida reflete o momento vivido pela cidade. O mesmo pode ser observado no Cristo Redentor, no Cravo Vermelho, no antigo conjunto Tiradentes, no bairro Aeroporto, no Guatós e em várias outras regiões da cidade.

Imagem do antes e depois do bairro Padre Ernesto Sassida, em Corumbá (Foto: Divulgação)

*Da Redação, com informações da assessoria