No dia 25 de outubro, a cidade boliviana de Roboré completa 100 anos de fundação. E pela primeira vez na história dos dois municípios, Corumbá estará incluída no tradicional calendário festivo da região, distante 240 quilômetros da fronteira com o Brasil.
“Essa integração cultural e social com nossos irmãos da fronteira é uma política dessa administração. Para nós é uma grande honra participar desse momento tão importante da história de Roboré”, afirmou o secretário de Governo da Prefeitura de Corumbá, Márcio Cavasana.
“Principalmente nesses últimos dois anos, a presença dos bolivianos em nossa cidade têm crescido muito. Isso tem ajudado não só nossa economia, mas também no fortalecimento do Pantanal de Corumbá como destino internacional de turismo”, completou Cavasana, que representou o prefeito Paulo Duarte na reunião desta quarta-feira com a comitiva boliviana.
No Brasil, as comemorações começa no dia 30 de setembro. “Vamos receber apresentações artísticas diretamente de Roboré. Depois vamos levar nossas atrações para lá. Será um intercâmbio cultural importante para todos nós”, explicou o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Joílson Cruz.
Para o prefeito de Roboré, Ivan Quezada, o evento será benéfico para toda a região. “Temos um calendário festivo bastante forte, que atrai muitos turistas, e Corumbá também. Então essa união vai sim favorecer o Brasil e a Bolívia”, afirmou.
Também participaram da reunião realizada na Prefeitura de Corumbá, a secretária de Cultura e Turismo de Roboré, Vanessa Soares, a secretária de Responsabilidade Social e Trabalho de Roboré, Karina Fernandes, a diretora-executiva da Organização e Gestão do Destino Turístico Santa Cruz, María Lourdes Zambrana, o diretor-executivo da Fundação Trabalho e Empresa, Rene Salomon Vargas, e Deisy Vargas de Rivero, do Conselho Municipal de San José de Chiquitos.
Por: Da Redação