Corumbá

Com estudo da Hierarquia do Sistema Viário, Corumbá planeja trânsito para próxima década

 

Corumbá conta com planejamento para o trânsito para o próximos dez anos. Elaborado por orientação do prefeito Marcelo Iunes, o estudo ‘Hierarquia do Sistema Viário’ foi repassado para a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) nesta terça-feira, 06 de fevereiro. Baseada na classificação das vias, de acordo com sua importância e função no sistema viário, a iniciativa visa a criação de um ambiente eficiente e seguro para a circulação de pedestres e veículos.

“É um anseio antigo da Agetrat. Essa ferramenta permite o planejamento das vias a serem sinalizadas, quais devem permanecer como mão única ou mão dupla. É um instrumento importante para o desenvolvimento do município e possibilita organizar cada vez mais o trânsito em nossa cidade”, explicou o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla.

Diretor-presidente da Agetrat, José Wagner de Oliveira Júnior, destacou que com a‘Hierarquia do Sistema Viário’ o município tem planejamento para o trânsito para pelo menos uma década. “Com ele, podemos fazer o planejamento considerando a expansão e crescimento do município, o número de veículos no trânsito. É um trabalho que visa um planejamento de dez anos. Com essa hierarquização, podemos planejar as etapas para adequação e expansão do sistema viário da cidade”, disse.

O estudo teve início em 2022 e a Agência de Trânsito vai definir as etapas para começar a operacionalização prática do sistema. A hierarquização do sistema viário possibilita melhoria no fluxo de veículos com organização do tráfego; redução de congestionamento e segurança viária para os usuários do trânsito.

*Comunicação PMC