Corumbá

Com apoio do Disque Dengue, CCZ de Corumbá elimina focos da doença

 

O Disque Dengue (0800 647 2255) tem sido uma importante ferramenta no combate à dengue em Corumbá. Somente na quinta-feira, 17, à tarde, com informações recebidas pela equipe da Ouvidoria da Secretaria de Saúde, a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retirou três caminhões do tipo basculante, lotados de materiais diversos, considerados focos em potencial de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A ação, segundo a supervisora de Núcleo de Controle de Zoonoses, bióloga Grace Bastos, esta limpeza aconteceu em meia tarde de trabalho, e aconteceu em imóveis localizados no Bairro Guató, no Conjunto PAC Casa Nova. Disse que as informações recebidas pelo Disque Dengue coincidiu com solicitações dos próprios moradores que pediram apoio para retirada do material.

O trabalho faz parte da mega operação contra a dengue que acontece na cidade. A bióloga informou que é importante a população se conscientizar e fazer a limpeza de seus imóveis. “Estamos à disposição para auxiliar na retirada do material, como aconteceu nestas casas do Bairro Guató. Basta ligar para o Disque Dengue que vamos agendar a coleta”, reforçou.

Durante a tarde de quinta-feira, os agentes que auxiliavam a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos na retirada do material dos imóveis, constataram existência de focos da dengue. “Por isso é importante a população estar atenta e não eliminar estes focos, mantendo seus imóveis sempre limpos”, completou.

Disque Dengue

O Disque Dengue (0800 647 2255) tem sido uma das armas da Secretaria de Saúde na luta contra a doença. A ligação é gratuita e está sendo um canal de ligação entre a população e o Poder Público, principalmente no que se refere a denuncias por parte da comunidade sobre focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Disque Dengue funciona junto à Ouvidoria da Saúde que conta com uma equipe preparada para atender a população sobre todas as questões ligadas ao setor. Além do 0800 647 2255, a comunidade conta também com outros dois números, 3234-3499 e 3234-3517, para comunicar ou mesmo fazer denúncias, bem como o endereço eletrônico ouvidoria.saude@corumba.ms.gov.br .

Segundo a médica veterinária Viviane Ametlla, o Disque Dengue está sendo um grande aliado na luta contra a doença, que permite inclusive acelerar o processo de eliminação de focos e até bloqueio do vírus. A maior parte das ligações está relacionada a denúncias, principalmente de terrenos baldios, imóveis fechados, descarte inadequado do lixo, quintais sujos e caixas d’água destampadas, todos considerados focos em potencial da doença. Há também casos de pessoas solicitando informações sobre a doença.

O atendimento é feito por servidores da própria Saúde que atuam diretamente na Ouvidoria, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Este setor tem ajudado a qualificar o atendimento oferecido à população corumbaense e é interligado ao Ministério da Saúde, com a finalidade de ampliar a participação dos cidadãos na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser um espaço de cidadania, e possibilitar uma avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, subsidiando o Poder Público nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas para o aperfeiçoamento da Gestão dos serviços de saúde na cidade.

 

Por: Da Redação