O ano era 1944. Ainda menina, Maria Antonia Morais Papa chegava ao Clube Atlético Marítimo para dar os primeiros passos em sua jornada acadêmica. Ali, a Escola Adventista de Corumbá também ensaiava seus primeiros passos na trajetória educacional na região do Pantanal.
Maria é sabidamente a aluna mais antiga que a Educação Adventista em Corumbá tem registro. Pelos olhos dela, a Escola há mais de 70 anos começava, com apenas 40 alunos.Todos compartilhando uma única sala. Um começo modesto, pequeno, de quem nutria grandes sonhos. “Tudo o que aprendi ali carreguei comigo por todos esses anos. Na minha vida profissional, na criação dos meus filhos. A Educação Adventista faz parte de toda a minha história”, conta Maria, com um brilho nos olhos típico de quem relembra uma trajetória repleta de emoções.
Em 1950, seis anos depois do início pequeno no prédio alugado da Marinha, do cruzamento das ruas Major Gama e 13 de Junho, a escola renascia na rua Colombo. Ali, surgia a Escola Adventista Artur Marinho de Corumbá. O nome foi uma homenagem ao então prefeito da época, Artur Marinho, responsável pela doação do terreno onde a escola funcionou até julho de 2019.
Em 2005 um grande passo foi dado. A escola tornou-se colégio após a implementação do Ensino Médio na instituição. Nascia então o Colégio Adventista de Corumbá.
Hoje, podemos ver o brilho nos olhos daqueles que passaram pelos portões dessa instituição, sentaram-se nas mesas da escola e ouviram repetidas vezes que a Educação Adventista ensina para a eternidade. Alguns deles voltaram trazendo seus filhos e novos capítulos vão sendo escritos. Novas gerações surgem e colocam um tijolo a mais nessa construção sólida que atravessa o tempo e permanece fiel aos seus valores. Hoje, a primeira aluna da Educação Adventista em Corumbá, Maria Antonia Morais Papa, está perto de completar 80 anos de vida, enquanto a instituição celebra 75 anos de histórias.Idades próximas e a certeza de que um trabalho feito com dedicação e amor atravessa a barreira do tempo e eterniza no coração das pessoas a esperança de um futuro melhor.
No dia 21 de julho o Colégio Adventista de Corumbá começou a escrever um novo capítulo de sua história da região do Pantanal. Dessa vez, no terceiro prédio desde que a Educação Adventista aterrissou e criou raiz nessa terra tão acolhedora. Depois de 59 anos atuando na rua Colombo, a instituição inaugurou o novo prédio na rua Porto Carreiro, para continuar oferecendo um modelo cristão de ensino aos cidadãos corumbaenses.
O prédio é novo, a estrutura moderna, os móveis mais belos e e a vista privilegiada. Mas os valores, não se enganem, são antigos. E duradouros. Apesar de lindo o novo prédio e estar à altura de tudo o que buscamos oferecer como Educação Adventista, não são os pilares de concreto que mantêm o nosso colégio em pé. Cristo foi, é e permanece sendo o centro da nossa Educação.
Presente na cerimônia de inauguração, o prefeito de Corumbá Marcelo Iunes ressaltou a importância de educação adventista não apenas como escola mas principalmente como formadora de cidadãos, o o que vai ao encontro do slogan adotado pela rede de educação adventista: “Muito além do ensino”.
Números
Hoje, somente na América do Sul a Educação Adventista contabiliza 898 instituições entre colégios, internatos e universidades, que atendem mais de 310 mil alunos.
Atualmente, em Corumbá, atendemos mais 330 alunos e a nossa busca constante é para que nossos valores somem forças na formação de bons cidadãos para a sociedade -cidadãos que carregam em si a esperança e a força de construir um futuro melhor. (Assessoria de Comunicação)