Corumbá

Ciclomotores de Corumbá só são registrados com pré-cadastro no Renavam

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) alerta a população de Corumbá que o registro de veículos ciclomotores será realizado mediante pré-cadastro no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

As bicicletas que possuem motor só poderão ser registradas se o fabricante fizer esse pré-cadastro do veículo. “O proprietário pode exigir que esse pré-cadastro conste na nota fiscal da bicicleta, para então trazer ao Detran para registrá-la”, explica a gerente da agência do Detran/MS de Corumbá, Marilin Rocha.

No caso das bicicletas motorizadas produzidas artesanalmente, essas não poderão ser registradas, pois não possuem pré-cadastro Renavam.

Além do registro do veículo, o condutor de ciclomotores deve ser habilitado na categoria “A” ou possuir uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que também é expedida pelo Detran. Para ambas, o condutor deverá ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade, além de ser aprovado nos exames de aptidão física, mental, psicológica e avaliação escrita e prática do conteúdo do Curso de Formação de Condutores.

Ciclomotores

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna que a cilindrada não passe de cinquenta centímetros cúbicos e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora. A mobilete e a moto elétrica são os modelos mais comuns.

Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para 154 para Capital, (67) 3368-0500. (Informações do etran/MS)

 

Por: Da Redação