Corumbá

Centro Dom Bosco contribui na formação de pacientes do CAPSad

A instituição ampliou seu leque de atuação e atende também o CAPSad (Foto: Kleverton Velasques)

 

Um gerador de sonhos. Assim pode ser considerado o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, instituição voltada à formação de profissionais para o mercado de trabalho da região pantaneira. Implantado em 2011 pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a Missão Salesiana, a instituição ampliou seu leque de atuação e passou a atender pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), que estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão e uma chance de ser reinserido à sociedade.

O Centro de Qualificação foi criado justamente para gerar futuros profissionais, atendendo pessoas cadastradas nos projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, bem como da Missão Salesiana. Em menos de um ano de atuação, passou a atender pacientes de instituições como o CAPSad, que trabalha com pessoas com dependência química.

Segundo a psicóloga Silvia Segóvia Freire, do CAPSad, este programa está sendo executado por meio de uma parceria entre a Assistência Social e a Secretaria de Saúde, “de forma integrada, possibilitando um trabalho em rede que funciona quando atendem as demandas de acordo com suas especificidades, mostrando que se todos fizerem sua parte o resultado é alcançado. Um trabalho que disperta, gera expectativa de vida e os fazem acreditar que podem melhorar e alcançar seus objetivos”.

Os primeiros resultados são considerados positivos por parte da equipe que coordena o CAPSad. Silvia destacou que, na primeira turma, oito pacientes concluiram os cursos ministrados no Centro de Qualificação. Outros quatro estão sendo capacitados agora, já em fase de conclusão na área de solda e montagem. Anteriormente, os oito pacientes, participaram de cursos de panificação, serigrafia, informatica, salgado e também de solda e montagem.

Silvia informa que este programa está contribuindo de forma decisiva no processo de reintegração social dos pacientes, estimulando em cada um dos atendidos, a capacidade de sonhar e acreditar que podem melhorar e alcançar seus objetivos por meio de cursos de qualificação profissional.

“A minha vida mudou e agora eu tenho uma profissão. Participar do Centro de Qualificação e do CAPSad, melhorou o meu relacionamento com a minha família, me permitindo voltar para a sociedade novamente”, afirma K.C.S.S., 20 anos, morador do bairro Centro América, um dos quatro pacientes do CAPSad que está concluindo o curso de Solda e Montagem.

Com experiência na área de construção naval, o professor Rubens Barbosa lidera a turma de Solda e Montagem e compartilha com os alunos os conhecimentos adquiridos durante anos de profissão. “Estou contribuindo com a formação deles e ajudando a ingressarem no mercado de trabalho com os conteúdos que são ministrados aqui”, observou.

Ainda segundo o professor, os alunos têm aproveitado bem o conteúdo ministrado e o índice de aprovação, com base nas provas teóricas e práticas que já foram realizadas, foi bem satisfatório. “Sinto-me gratificado com todo esse resultado alcançado e a certeza que cada vez mais se adaptarão ao sistema, sendo reinseridos à sociedade”, concluiu.

O Centro oferece cursos profissionalizantes na área de Solda e Montagem, Informática, Panificação e Confeitaria, Marcenaria, Serigrafia, Manicure e Pedicure, Salgados, Libras, Secretariado e Manejo de Horta. “Todos os cursos são oferecidos de forma gratuita, com o objetivo de qualificá-los na parte técnica e ajudar na área do trabalho, promovendo futuramente o sustento de cada um deles”, definiu o diretor do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, Anderson Luis do Espírito Santo.

Localizado numa região de fronteira com a Bolívia, o Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco tem realizado a integração com jovens bolivianos que residem no Brasil e que são atendidos pelos programas sociais da Prefeitura. “Na Bolívia não temos trabalhos como do CAPSad, que cuidou de mim e me indicou o curso de Solda e Montagem e tem feito a minha vida mudar”, disse L. G. P., de 23 anos, morador da Bolívia. “Hoje, meu maior desejo é recuperar a confiança da minha família e conseguir um bom trabalho”, concluiu.

A instituição ampliou seu leque de atuação e atende também o CAPSad (Foto: Kleverton Velasques)

 

Por: Da Redação