Corumbá

Castramóvel segue com agendamentos; serviço atende até fim de abril na UBS Simone Flores

 

O primeiro dia de funcionamento do Castramóvel foi avaliado como positivo pela gerente de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde, Walkiria Arruda da Silva. Dos 10 animais cadastrados, a unidade fez sete cirurgias e registrou três ausências, sendo que uma delas foi justificada pelo tutor. Inicialmente, as cirurgias de castração são realizadas em felinos, em razão da ocorrência de esporotricose. São 10 vagas para gatos por final de semana.

Até o final de abril, o Castramóvel ficará na Unidade de Saúde da Família ‘Enfermeira Simone Maia Pontes Flores’, localizada na rua José de Barros Maciel esquina com a rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Guatós, parte alta de Corumbá. Posteriormente, seguirá para outro bairro.

“Quando nos viram atuando, muitas pessoas foram perguntar quais eram os procedimentos para o atendimento. Os procedimentos cirúrgicos foram todos com sucesso, não tivemos intercorrências. As perspectivas são as melhores possíveis”, disse a gerente de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde.

Walkiria reforçou a necessidade de o tutor avisar, com antecedência, a impossibilidade de não comparecer ao atendimento agendado. “É importante que nos avise previamente, porque outras pessoas perderam vagas. Outros tutores poderiam ter levado seus pets. Essas pessoas, que não nos avisaram, terão o CPF impedido de fazer o cadastro para novo agendamento no site”, explicou.

Há um cadastro online que deve ser feito para atendimento no Castramóvel. O cadastro ser para o Município ter conhecimento da demanda do serviço na cidade, permitindo à Secretaria de Saúde definir o cronograma de ações. “No site da Prefeitura tem o link para se cadastrar. O médico veterinário vai à casa da pessoa, verifica as condições do animal e se ele está apto para cirurgia. Verificou que tem condições, tem que assinar um termo de ciência para a cirurgia. Há todo um procedimento que precisa ser observado para a cirurgia”, esclareceu a gerente de Bem Estar Animal.

“Daremos prioridade para quem tem registro no CadÚnico e quem tiver cinco ou mais animais da mesma espécie, em seu domicílio. Foi o exemplo de um dos tutores, que tem 20 animais. Ele fez cadastro dos 20 animais e, enquanto estivermos nesse bairro (Guatós) vamos, toda semana, um animal desse tutor. Temos que reduzir a colônia. Quando você reduz a colônia, diminuímos a probabilidade de estarem procriando entre eles. É uma forma da conseguirmos resultado, ainda mais rápido, com a a procria dos gatos”, completou Walkiria.

Para realizar o cadastro online é só acessar o link: https://corumba.ms.gov.br/castramovel .

*Comunicação PMC