Corumbá

Carnaval de 2014 começa ser formatado em março, anuncia Paulo Duarte

Paulo, ao lado da sua equipe, avaliou evento como positivo (Foto: Marcos Boaventura)

 

Após entregar o troféu de campeã do Carnaval Cultural de 2013 para A Pesada, o prefeito Paulo Duarte anunciou a criação de uma comissão para pensar e formatar a festa do próximo ano. E os trabalhos vão começar já no mês que vem. O grupo será formado por técnicos da Prefeitura, pessoas ligadas à maior folia do Centro-Oeste brasileiro e integrantes da comunidade.

“Temos, por exemplo, a intenção de construir um espaço para ser usado como barracão pelas escolas”, afirmou o prefeito, reforçando que esse instrumento deve ser autossustentável. “Esse seria um local para ser utilizado ao longo de todo o ano, com qualificação profissional e geração de renda”, afirmou. Essa também é uma exigência para a possível construção de um sambódromo.

Paulo, ao lado da sua equipe, avaliou evento como positivo (Foto: Marcos Boaventura)

“Não seria somente para o Carnaval. E só será construído depois de chegarmos à conclusão que há sustentabilidade ao longo do ano todo. Quero deixar claro que, se formos fazer isso, será com parcerias. Hoje pela manhã (ontem) o senador Delcidio (Amaral) me ligou parabenizando pelo carnaval e se colocando à disposição para ajudar. A mesma coisa fez o deputado federal Vander Loubet”, continuou.

Acompanhado de todo seu secretariado, Paulo Duarte também aproveitou o encontro com a imprensa para fazer um balanço do Carnaval Cultural – Patrimônio da Alegria. Ele agradeceu o empenho de toda a equipe de Governo e a presença maciça da população, que segundo ele, é o diferencial da folia corumbaense.

“Foi um saldo positivo, lembrando que tivemos poucos mais de 30 dias, um tempo muito curto, para fazer uma festa dessa dimensão, mas mesmo assim tivemos um resultado extremamente positivo, com a cidade cheia, tomada por turistas e participação popular. É claro que teremos que corrigir algumas coisas e estamos trabalhando para isso”, prosseguiu.

O prefeito afirmou ainda que algumas inovações, como o espaço reservado para idosos e cadeirantes, o receptivo feito para os turistas, a destinação dos materiais usados ao longo do Carnaval para a reciclagem, gerando mais uma opção de renda, serão mantidos. Outros temas serão avaliados juntamente com a comissão.

“Fizemos uma inovação, até como forma de homenagem a Helo (Urt), trazendo parte do Carnaval Cultural para o sábado. Vamos discutir se mantemos isso no sábado ou se voltamos para a terça-feira. Também tivemos problemas em relação a utilização dos banheiros químicos, embora tenhamos aumentado a quantidade. Vamos tratar esse assunto”, destacou.

Já a atuação da equipe de limpeza da cidade foi elogiada pelo prefeito. “Temos que ressaltar o papel importante do serviço de limpeza. A cidade amanhecia todos os dias limpa, com milhares de turistas pela avenida. Foi, com certeza, outro fator positivo”. Algumas das propostas de mudança foram colhidas pelo próprio prefeito durante as cinco noites de festa.

“Não só sai nas escolas e bloco porque eu gosto, mas aproveitei para conversar. Houve, por exemplo, uma reclamação do desfile ter começado na rua Delemare. Mas quem ficou no final da avenida gostou. Principalmente as mulheres, que desfiam em cima daqueles saltos altíssimos, e é difícil passar pelo paralelepípedo. Talvez tenhamos que informar melhor sobre as mudanças porque algumas pessoas talvez não tiveram essa informação a tempo”.

“O Carnaval é festa, mas deve ser feito com organização e planejamento. E agora teremos tempo para isso e tenho certeza que 2014 será ainda melhor que este ano, que já foi muito bom”, concluiu o prefeito Paulo Duarte.

 

Por: Da Redação