As cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul vão oferecer transporte público com tarifa zero em 30 de outubro deste ano, quando será realizado o segundo turno das eleições de 2022.
Na terça (18), Barroso autorizou que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer serviço de transporte público gratuito no segundo turno. Na decisão, o ministro afirmou que a prática não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa porque seu objetivo é viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.
Na quarta (19), a decisão de Barroso foi confirmada pela maioria dos ministros do Supremo no plenário virtual. No sábado (22), a autorização foi estendida aos estados.
Campo Grande
A prefeitura anunciou que os eleitores poderão se locomover de graça pelos ônibus coletivos de Campo Grande em 30 de outubro, quando será realizado o segundo turno das eleições de 2022.
O passe livre passará a valer a partir das 5h da manhã do domingo (30) até às 17h59 do mesmo dia.
Corumbá
Corumbá (MS) anunciou, nessa terça-feira (25), que o transporte coletivo terá tarifa zero no domingo. O serviço deve operar com frota suficiente à necessidade de deslocamento da população para as zonas eleitorais, das 5h da manhã até às 18h.
Dourados
Em Dourados (MS), a população terá à disposição de forma gratuita o transporte público das 6h às 18h do domingo.
Três Lagoas
Em Três Lagoas (MS), a decisão para o transporte coletivo no domingo foi publicada nesta quinta-feira (27). Os ônibus estarão disponíveis das 7h às 17h na cidade.
Ponta Porã
A prefeitura de Ponta Porã (MS) confirmou transporte gratuito para domingo. Os ônibus, com passagem de graça, vão começar a rodar às 6h.
*G1 MS