Corumbá

Campanha nacional contra gripe mobiliza corumbaenses

 

Campanha nacional contra gripe mobiliza corumbaenses (Foto: Clóvis Neto)
Campanha nacional contra gripe mobiliza corumbaenses (Foto: Clóvis Neto)

Iniciada neste sábado (5), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza mobilizou 14 unidades de saúde de Corumbá. Desde as primeiras horas da manhã, a movimentação foi grande em quase todos os postos, principalmente pela procura das pessoas com mais de 60 anos. Na Unidade de Saúde da Família Breno de Medeiros I, onde um ato marcou a abertura da campanha, o secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, foi um dos primeiros a ser imunizado.

“A vacina é importante porque ela não apenas previne contra a gripe comum, mas também contra a Influenza A, a H1N1, que pode ser bastante grave para os grupos de risco”, lembrou o secretário. No município a meta é vacinar 15,4 mil pessoas, sendo 9.617 idosos, 1.488 gestantes, 2.976 crianças, 1.190 trabalhadores em saúde e 155 indígenas. Na zona rural, as doses serão disponibilizadas de acordo com o calendário de cada localidade. No Pantanal, elas serão oferecidas durante as ações do Programa Social Povo das Águas.
Neste sábado, os postos funcionam até às 12 horas. Estão funcionando as Unidades de Saúde da Família São Bartolomeu, localizado na Rua Pernambuco, s/n, Bairro João de Deus; Ênio Cunha, na Alameda Tamengo. s/n, Bairro Cervejaria; Popular Velha, na Rua Teodomiro Serra, s/n, Bairro Popular Velha; Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, s/n, Bairro Cristo Redentor; Vitória Régia, na Rua Rio Grande do Sul, s/n, Bairro Cristo Redentor; Breno de Medeiros I, na Rua Cyríaco de Toledo, s/n, Bairro Popular Nova;
Paulo Mayssato, na Rua Cyríaco de Toledo, s/n, Bairro Nova Corumbá; Kadwéus, na Rua Cyríaco de Toledo, s/n, Bairro Kadwéus; Beira Rio, na Rua Delamare, 384, Bairro Beira Rio. Outras unidades são o Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, s/n, Bairro Maria Leite; Dom Bosco, na Alameda das Laranjeiras, 170, Bairro Dom Bosco; Aeroporto, na Rua Alan Kardec, lote 09, Bairro Aeroporto; Centro de Saúde da A campanha nacional continua até o dia 25 de maio.

Prevenção

Aos 73 anos, Benedito Augusto Oliveira acordou cedo para garantir mais a vacina contra a gripe. “Trabalho com pesca, então tenho que estar com a saúde em dia”, justificou. Assim como ele, Aurio José da Silva, 75, também toma a dose todos os anos. “Nunca tive nenhuma doença na vida porque sempre me preveni. Isso é muito importante”, afirmou o morador do bairro Nossa Senhora de Fátima. Gravida de oito meses, Jakeline Magalhães Maciel foi imunizada contra a Influenza pela primeira vez.

“Doeu um pouco, mas não é nada perto do bem que a vacina fez”, comentou a jovem de 19 anos. Com um ano e dez meses de idade, o pequeno Oelton Júnior foi acompanhado dos pais Carolina e Oelton e, em menos de 5 minutos, já estava voltando para casa. “Foi bem rápido. Agora já podemos ficar mais tranquilos com ele durante todo o ano”, afirmou a mãe. Durante a semana, só os postos Beira Rio, Aeroporto, Humberto Pereira e Kadwéus não vão disponibilizar a vacina. Os moradores desses locais serão encaminhados aos postos mais próximos.

 

Por: Da Redação