Corumbá

Campanha antirrábica já vacinou cerca de 12 mil animais em Corumbá

 

O Município já vacinou cerca de 12 mil cães e gatos na segunda campanha de vacinação contra raiva promovida em Corumbá. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão indo de casa em casa imunizando animais desde o dia 16 de novembro. As vacinações estão sendo feitas agora no Centro da cidade. Espera-se que aproximadamente 25 mil doses sejam aplicadas até o final da campanha.

“Mais da metade dos bairros programados já receberam visita dos vacinadores. O que nos preocupa muito é a circulação viral que ainda existe em Corumbá. Tivemos um caso de cachorro infectado no início do ano no bairro Maria Leite e agora a Iagro nos comunicou que no Tamarineiro II há casos de raiva em bovinos e isso é muito preocupante. No Tamarineiro, estamos realizando trabalho de orientação aos proprietários e fazendo vacinação em cães e gatos. Os proprietários que tiveram contato com animais com suspeita da doença precisam procurar unidade de saúde para fazer tratamento”, afirmou Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá.

Conforme ela, o dono de um sítio chegou essa semana à cidade afirmando ter tido contato com animal doente há trinta dias. O homem está recebendo tratamento com soro e vacinas. “A população precisa cuidar bem de seus animais e ficar atenta a qualquer tipo de agressão de animal. Muitas vezes, a pessoa não procura a unidade de saúde por achar que foi agressão leve, mas estamos com problema sério na Bolívia, país onde já teve quatro óbitos de humanos e apresenta mais de 900 casos suspeitos de raiva canina”, disse Viviane.

Conforme a gerente de Vigilância em Saúde, é importante que pessoas que foram mordidas, arranhadas ou lambidas por animais que apresentam sintomas como salivação em excesso, mudança de humor, raiva, problemas neurológicos e dificuldade de deglutição busquem socorro médico o mais rápido possível. O socorro deve ser procurado principalmente em casos de agressões de animais desconhecidos. Para prevenção, é fundamental também que donos de cães e gatos permitam que equipes do CCZ entrem nas casas para aplicar a vacinação. Caso o proprietário não esteja na residência, deve levar seu animal o quanto antes ao Centro de Controle de Zoonoses para ser imunizado.

Com relação ao gado, o controle de vacinação é feito pela Iagro e não pela Prefeitura de Corumbá. Ao Município cabe a prevenção da doença com relação a cães e gatos e o cuidado com moradores que tiveram contato com animais infectados. Conforme Viviane Ametlla, o tratamento de uma pessoa que teve contato com animal com suspeita de raiva dura em média de 15 dias, mas depende da situação. Cada caso é avaliado pela equipe médica, porém, é um tratamento simples com vacinas e soro com intervalos de tempo, sendo medidas 100% eficazes de prevenção à doença. “É importante ressaltar que só há dois ou três casos de cura de raiva humana no mundo. Ela é uma doença fatal”, finalizou Ametlla.