As apresentações da Camerata Moinho Cultural e da Companhia Juvenil de Dança Moinho Cultural foram destaques na noite de posse do prefeito Paulo Duarte e da vice Márcia Rolon, nesta terça-feira, 1º de janeiro, no Centro de Convenções do Pantanal. Com regência de João Oliveira de Sousa, a Camerata Moinho Cultural interpretou o Hino Nacional e em seguida o Hino a Corumbá, com participação da cantora Marluci Brasil e coral. “Raça da Matas”, inspirado em composição de Geraldo Espíndola, criação de Joel de Oliveira, grande sucesso do Moinho in Concert 2012, foi o quadro reapresentado pela Companhia Juvenil de Dança Moinho Cultural e Oficina de Dança da Prefeitura. Também se apresentou na noite de posse a banda Os Exilados.
Em dezembro, a Camerata Moinho Cultural participou do evento Dourados Brilha, em Dourados, dentro das festividades do aniversário da cidade. A Camerata possui um repertório variado que vai do clássico ao popular, executando composições como Aquarela do Brasil, Moonlight Seranade, tema do Esporte Espetacular e outras. É integrada por beneficiários do Instituto Moinho Cultural e grande parte dos seus integrantes também faz parte da Orquestra Vale Música Moinho.
Para os aprendizes, tanto a camerata como a orquestra podem representar o início de uma trajetória na carreira de músico. Exemplo disso são talentos formados que saem do Moinho diretamente para a Banda Municipal Manoel Florêncio, como a flautista Ingrid Tatiane, um exemplo de transformação sempre citado por seus instrutores dentro do instituto.
MISSÃO
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que tem a Vale como principal parceira, é uma ação social que envolve, por meio da arte, 360 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e as cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. No dia 4 de dezembro de 2012, a Unesco anunciou o Moinho como integrante do programa Criança Esperança, criado pela Rede Globo, ao lado de outros 85 projetos sociais.
Criado em 2004, a missão do Moinho é diminuir o risco social, por meio do acesso a bens culturais na região de fronteira. Atua em regiões onde as crianças estão expostas aos mais diferentes riscos sociais, como o tráfico de drogas, a exploração sexual infantil, o desemprego, a falta de oportunidade e de expectativa de melhoria de qualidade de vida. Além da Vale e do Criança Esperança, o instituto recebe o apoio de J.Macêdo, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Viação Andorinha, Ponto de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
NOVO SITE
Está no ar desde a última semana de 2012 o novo site do Instituto Moinho Cultural, com o compromisso de dar visibilidade a todas as atividades, projetos e eventos do instituto, ampliando o canal de comunicação com beneficiários, parceiros, comunidade e a mídia pelo endereço www.moinhocultural.org.br. (Assessoria de Comunicação IHP/Moinho)
Por: Da Redação