Em sessão solene realizada em seu plenário, na noite de ontem, 27, a Câmara Municipal de Corumbá homenageou dez personalidades residentes no Estado e no município com o título de Cidadão Corumbaense e a Medalha do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho.
O ato foi presidido pelo vereador Evander Vendramini Duran (PP) e contou com a presença de autoridades civis e militares e familiares dos homenageados. Participaram da sessão especial os vereadores Marcos de Souza Martins (PT), Dirceu Migueis (PMDB), Oséas Ohara (PMDB), Antônio Galã (PMDB) e Carlos Alberto Machado (PT). O secretário municipal de Finanças, Daniel Costa, representou o prefeito Ruiter Cunha.
Foram agraciados com o título de Cidadão Corumbaense: Luiz Fernando de Toledo Jorge, presidente da OAB Corumbá; José Carlos Barbosa, diretor-presidente da Sanesul; Victor Yasbeck Filho, diretor de Meio Ambiente e Obras da Sanesul; Iran Coelho das Neves, conselheiro do Tribunal de Contas de MS; Elizabeth Marques Coelho, advogada; Clovis Sebastião Coelho, despachante aduaneiro; e Sammer Abder Rahman Abdallah, gestor técnico da Sanesul.
O Legislativo corumbaense outorgou ainda a Medalha de Mérito Legislativo Antonio Maria Coelho às seguintes personalidades: Mário Sérgio Lombardi Kassar, médico; Sérgio de Araujo Philbois, engenheiro, e ao tenente-coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá.
Orgulho corumbaense
Saudando os homenageados em nome da Casa do Barão de Vila Maria, o vereador Marcos de Souza Martins, o Marquinhos, disse que as honrarias representam o reconhecimento e a gratidão da população corumbaense aos serviços prestados à região pelos homenageados. “Agora como cidadãos, os senhores vão sentir o orgulho corumbaense de ser pantaneiro”, disse ele.
Ao discursar, o conselheiro Iran Coelho das Neves, lembrou do período em que atuou na prefeitura na área financeira, nos anos 80, dedicando o título que recebeu ao ex-prefeito Fadah Gattass (in memorian), ao seu amigo Renato dos Santos, ao ex-conselheiro do TC/MS e corumbaense Carlos Ronald Albaneze e a seus familiares. “Também quero dividir essa emoção com os servidores do Tribunal de Contas”, realçou.
Força de luta
Sem esconder a emoção, o presidente da Sanesul, engenheiro José Carlos Barbosa, em discurso de improviso, enalteceu a importância história e estratégia de Corumbá do ponto de vista de guardiã da fronteira e econômica. “Essa cidade foi o embrião do Mercosul, no início do século passado, quando seu porto foi o terceiro maior da América Latina”, citou.
José Carlos disse que se mereceu a cidadania de uma cidade que representa “uma força de luta do seu povo”, o título “é um conselho para perseverar”. Compartilhou a homenagem com familiares e a equipe da Sanesul, lembrando que a empresa investe mais de R$ 40 milhões em Corumbá, estruturando a cidade com saneamento para os próximos 20 anos.
O comandante da PM tenente-coronel Waldir Acosta também fez o uso da palavra para agradecer a homenagem.
Por: Da Redação