Corumbá

Câmara faz parceria com a Fiems para implementar práticas sustentáveis no legislativo

 

Parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) deve colocar o município vanguarda das ações de sustentabilidade promovidas pelo poder público em todo o Estado, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas a líderes mundiais, para que, coletivamente, a humanidade possa dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas.

Ontem, quarta-feira, 9, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, firmou entendimento com o presidente da Câmara de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), para iniciar um projeto piloto de certificação das práticas sustentáveis junto ao poder legislativo corumbaense.

O encontro contou ainda com as participações dos vereadores Elinho Junior, Allex Dellas e Alexandre Vasconcellos; como também do primeiro vice-presidente da Fiems, Luiz Gonzaga Crosara Júnior, e da assessora do Núcleo ESG da Fiems ,Cláudia Borges.

O trabalho será coordenado pelo Núcleo de ESG da Fiems e contempla diversas ações que envolvem capacitação e desenvolvimento de pessoas, realização de eventos e ações voltadas aos públicos interno e externo da Câmara Municipal.

O Programa Câmara Corumbá Sustentável (CCS) tem como objetivo estimular a implementação de práticas sustentáveis, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

A adoção destas práticas demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas, o órgão público protege a natureza, se envolve ativamente com causas sociais, traz uma nova visibilidade para a entidade e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O presidente Bira observou a iniciativa visa estimular boas práticas, como economia de recursos, gestão de resíduos, consumo consciente de energia, entre outras.

*Assessoria de Comunicação da Câmara