Ícone do site Pérola News

Câmara de Corumbá encaminha sugestões à Prefeitura para auxiliar combate ao Coronavírus

A Câmara Municipal de Corumbá está encaminhando um ofício ao prefeito Marcelo Iunes propondo uma série de medidas para auxiliar o Município nas ações de prevenção e combate ao Covid-19. A pauta surgiu de uma reunião entre os integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes do Poder Legislativo que contou também com a presente do presidente da Casa de Leis, vereador Roberto Façanha.

A Comissão é integrada pelos vereadores Manoel Rodrigues (presidente), Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Yussef Salla, André da Farmácia e Haroldo Cavassa, que estão auxiliando o Poder Executivo na luta que vem sendo travada na cidade contra o novo coronavírus, buscando inclusive parcerias para fortalecer as ações de prevenção e combate.

“Foi uma reunião importante onde pudemos definir uma série de medidas que estamos encaminhando ao prefeito Marcelo Iunes, para serem discutidas como propostas para o combate ao Covid-19”, informou Manoel Rodrigues.

A pauta é extensa e entre as propostas apresentadas pelos vereadores integrantes da Comissão e pelo presidente Façanha, estão o toque de recolher das 22 às 05 horas (hoje é das 20 às 04 horas); volta da feira-livre com adoção de todas as medidas de segurança; cultos, missas e reuniões religiosas somente até às 20 horas, com no máximo 50 pessoas e a partir do dia 20 de abril.

Está também sendo sugerida a regulamentação do transporte público com aumento de ônibus nos horários de pico; solicitar que as agências bancárias estendam os horários de atendimento ao público; escalar a Guarda Municipal para maior segurança nas escolas aos finais de semana (duas já foram alvos de marginais); estabelecer horário semelhante ao do comércio para os ambulantes e autônomos.

Sugeriram ainda que seja regulamentado horário de funcionamento das clínicas de fisioterapia, odontologia e psicologia (terapia e análise) e ter opções de atendimentos médicos; fiscalização do transporte de cargas, como estão chegando a Corumbá e quais são os protocolos usados.

Os vereadores sugeriram ainda assistência social para famílias vulneráveis, inclusive com levantamento de informações sobre os possíveis benefícios para esse período, tais como aluguel social; quais as medidas tomadas para ribeirinhos e pescadores, referente ao seguro defeso devido ao covid-19; solicitação ao PROCON Estadual e Municipal redução e abatimentos das mensalidades escolares pois os custos serão reduzidos durante a paralisação.

Quais os locais de isolamento para o Covid-19 em Corumbá, assim como se a Prefeitura já tem local definido para instalação de um hospital de campanha, caso necessário; rever data do retorno às aulas, já que muitas crianças estão convivendo com pessoas dos grupos de risco, entre outras.

*Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara

Sair da versão mobile