Ícone do site Pérola News

Câmara de Corumbá concede título de Cidadão Corumbaense em sessão especial

Em sessão especial realizada no auditório do Sindicato Rural de Corumbá, na noite desta sexta-feira, a Câmara Municipal outorgou títulos de Cidadão Corumbaense ao coronel Marcelo Dutra de Oliveira, porto-alegrense, e ao engenheiro Jary de Carvalho e Castro, campo-grandense. Também foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo ao engenheiro e produtor rural Raphael Domingos Kassar.

A solenidade presidida pelo vereador Evander Vendramini Duran (PP), presidente da Casa do Barão de Vila Maria, contou com a presença de familiares, amigos e convidados dos ilustres homenageados, entre civis e militares. Presentes também os vereadores Marcos de Souza Martins (PT), Dirceu Miguéis (PMDB), Rufo Vinagre (PR), Antônio Galã (PMDB) e Oséas Ohara de Oliveira (PMDB).

O título de Cidadão Corumbaense ao coronel Marcelo Dutra de Oliveira foi indicação do vereador Marcos de Souza Martins. O militar é o atual comandante do 17º Batalhão de Fronteira Antônio Maria Coelho, instalado em Corumbá há 141 anos. A honraria entregue ao engenheiro Jary de Carvalho e Castro, presidente do CREA/MS, foi uma iniciativa do vereador Antônio Galã. Autor da homenagem, o vereador Evander Vendramini entregou a Medalha do Mérito Legislativo a Raphael Kassar, presidente do Sindicato Rural de Corumbá.

Professor Castro

Com a presença da banda de música do Exército, que entoou o Hino Nacional, a cerimônia transcorreu em clima de muita emoção. Ao usar da palavra, o homenageado Jary de Carvalho disse que Corumbá sempre foi um motivo de orgulho para ele. Lembrou que seu pai, Arassuay Gomes de Castro, o professor Castro, morou na cidade na década de 1940 e lecionou no Colégio Santa Teresa.

“Foi assim, meus amigos, que iniciamos nosso grande laço de carinho pela Cidade Branca”, disse Jary, citando que seu pai escolheu Corumbá para a lua de mel com a mãe, dona Maria José, e na década de 50, escolheu a cidade para trabalhar já como fiscal de rendas. “Costumo dizer que esta é a terra natal de grandes homens, seja na política, na literatura, como o poeta Lobivar Matos”, acrescentou.

Sonho realizado

Vindo dos pampas para enfrentar o calor pantaneiro, o coronel Marcelo Dutra dedicou e compartilhou sua cidadania corumbaense com os subordinados e subalternos do 17º Batalhão, lembrando dos militares do isolado Porto Índio. Em 2001, com a opção de escolha para se transferir, disse que preferiu Corumbá, onde nasceu sua filha Julia. Hoje, ele e a família tem a cidade no coração.

“Estou realizando hoje o meu sonho de ter a cidadania da minha filha”, realçou o comandante. Em discurso de improviso, Dutra comentou de seu estreito relacionamento com a Câmara Municipal, em especial com o vereador Marcos de Souza Martins, com quem já percorreu regiões longínquas do Pantanal para tratar de algumas questões fronteiriças e da pesca predatória.

O produtor Raphael Kassar também fez um breve discurso e disse que a honraria que recebera é de toda a classe produtora do Pantanal, enfatizando a luta do setor para a aprovação de um Código Florestal que desse respaldo jurídico, liberdade e condições para continuarem produzindo alimentos para o país e o mundo.

Reconhecimento

Usando a tribuna, os vereadores Antônio Galã e Marcos Martins fizeram menções elogiosas a seus homenageados. Galã citou o estreito relacionamento do engenheiro Jary de Castro com a região, profissional e afetiva. Marquinhos disse que o coronel Dutra hoje é uma pessoa identificada e comprometida com a região, nas suas ações e no gostar de estar em Corumbá.

Encerrando a sessão, o presidente Evander Vendramini Duran reafirmou o reconhecimento do Poder Legislativo com aquelas pessoas que se destacam em suas áreas de trabalho e na defesa dos interesses da região, lembrando que as honrarias foram aprovadas por unanimidade pelos 11 vereadores da Casa. “Sentimos muito orgulho de estar prestando estas justas homenagens”, finalizou.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile