Além da preocupação com a população da área urbana de Corumbá, a Câmara Municipal de Vereadores está buscando informações junto ao Poder Executivo corumbaense em relação a ações de prevenção e combate ao novo coronavírus na zona rural e região ribeirinha.
Na sessão de ontem, segunda-feira, 29 de junho, os integrantes da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes da Câmara levantou o assunto e, por meio de um requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, bem como ao Comitê da Prefeitura que está à frente dos assuntos relacionados à Covid-19, e à Secretaria Municipal de Saúde, está buscando informações sobre ações relacionadas ao combate e prevenção à doença em atendimento aos moradores da zona rural, região ribeirinha e na Aldeia Uberaba, onde vivem os índios Guatós.
A Comissão foi criada justamente para acompanhar e participar das ações relativas à prevenção e combate à Covid-19, e com o crescimento de casos na área urbana, inclusive com óbitos, o Poder Legislativo busca informações para saber se a população residente mais distante da área urbana, está sendo atendida pelo Poder Executivo, em ações contra a doença que cresceu demasiadamente em Corumbá, durante o mês de junho.
O requerimento foi apresentado pelo vereador Manoel Rodrigues, presidente da Comissão, integrada também por Haroldo Cavassa, Yussef Salla, André da Farmácia e Bira. “Os moradores dessas localidades necessitam de ações de prevenção e combate à Covid-19, levando em conta o distanciamento social e as dificuldades na locomoção de acesso até a área urbana de Corumbá”, enfatizaram os vereadores.
“A preocupação é grande e por isso mesmo estamos buscando saber quais as medidas que estão sendo adotadas para atender a comunidade ribeirinha, inclusive os índios Guatós, e as pessoas que residem nos distritos e assentamentos do Município”, concluíram.
Novos leitos
Também na sessão de ontem, os vereadores que integram a Comissão, solicitaram informações do Poder Executivo em relação ao prazo para conclusão das obras na Santa Casa de Corumbá, eu vão permitir abertura de novos leitos que serão disponibilizados para o tratamento à Covid-19.
Como se sabe, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções no Hospital justamente para ampliar o número de leitos, evitando um colapso, como está ocorrendo em várias regiões brasileiras. “Com o crescente número de casos da Covid-19 em nosso município, se faz necessário unir esforços para o combate e prevenção da doença. Por isso estamos buscando informações, para juntos, buscarmos soluções, evitando um colapso na rede”, ressaltaram os vereadores.
O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, ao presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa de Corumbá, Eduardo Iunes, e à Secretaria Municipal de Saúde.
*Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara