Corumbá

Câmara celebra 70 anos de vitória da FEB na 2ª guerra mundial

 

Com uma sessão solene realizada na noite da terça-feira, 28 de abril, a Câmara Municipal de Corumbá homenageou os 70 anos da rendição da 148ª Divisão Alemã à Força Expedicionária Brasileira (FEB) ocorrida na Itália, em 28 de abril de 1945, durante a segunda guerra mundial. A cerimônia também prestou homenagens em memória ao primeiro-tenente expedicionário Clemente Nery. A família dele recebeu uma moção de congratulação do Legislativo corumbaense.

Autor da prosposta para realização da homenagem, o vereador Carlos Alberto Machado presidiu a sessão e destacou a atuação dos expedicionários brasileiros na luta pela paz mundial. “Com muita bravura os militares da Força Expedicionária Brasileira colocaram em risco a própria vida em prol da paz mundial. É dever de todos nós lutarmos pela paz”, afirmou o parlamentar destacando a atuação do marechal Euclides Zenóbio da Costa. Nascido em Corumbá em 1893, Zenóbio comandou a tropa brasileira que conseguiu a rendição da 148ª Divisão Alemã.

Primeiro vice-presidente da Câmara de Corumbá, o vereador João Lucas Martins discursou em nome dos vereadores. Para ele, a Força Expedicionária Brasileira é motivo de “orgulho” para todo o País. “Muito nos orgulha ao lembrar do patriotismo em renunciar ao convívio da família para defender uma causa justa e humanitária. Não mediram esforços para lutar pela paz mundial e fizeram a diferença na busca pela paz”, disse.

Representando o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o chefe do Estado Maior da 18ª Brigada, coronel Ricardo Guilherme Ribeiro de Almeida ressaltou o espírito patriótico e humanitário dos expedicionários que, voluntariamente, defenderam a liberdade mundial. “Todos, voluntários, se atiraram na luta pela liberdade do mundo contra a tirania. A campanha frente a 148ª Divisão marcou o início dos rápidos deslocamentos infantes brasileiros para a vitória final”, enfatizou o coronel Guiherme ao lembrar a missão vitoriosa comandada pelo marechal corumbaense Euclides Zenóbio da Costa.