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Bonito e Corumbá são os primeiros itinerários a operar dentro do Programa Viagem Feliz

Projeto piloto contempla as linhas para as duas localidades, por serem destinos turísticos

 

Projeto piloto contempla as linhas para as duas localidades, por serem destinos turísticos

Viajar de ônibus entre Campo Grande e Bonito e Campo Grande e Corumbá a turismo ou qualquer outra motivação vai ser uma experiência diferente para o passageiro a partir do Programa Viagem Feliz. Com o início efetivo das melhorias implementadas pelo programa, o usuário deve perceber mudanças significativas na estrutura e nos serviços. Os dois itinerários são os primeiros contemplados, mas há possibilidade de que a iniciativa seja estendida para outras rotas do sistema rodoviário intermunicipal.

Os veículos que atenderão as linhas incluídas no “Viagem Feliz” foram escolhidos dentre a frota das empresas participantes, levando-se em conta aqueles mais novos, em condições de proporcionar maior conforto ao passageiro, com todos os equipamentos em perfeito funcionamento e cumpridas todas as exigências da legislação vigente.

Ar condicionado; capas para encosto de cabeça, em tecido, em todas as poltronas; água gelada em copos; saquinhos de lixo individuais; e aparelho de TV para reprodução de filmes, shows etc. durante o percurso são alguns dos benefícios e comodidades disponibilizados. Além da estrutura, a pontualidade, a cordialidade no trato com os passageiros, a segurança e conforto são quesitos importantes para os quais as operadoras foram capacitadas.

No início da viagem, o motorista sempre irá se apresentar aos passageiros e prestar informações pertinentes. Os uniformes e a apresentação pessoal do condutor e do cobrador em condições adequadas também são regras.

Todos os carros que atenderem os itinerários do programa deverão estar autorizados pela Agepan para portar o Selo de Qualidade “Viagem Feliz”, com numeração específica, que deverá estar afixado no para-brisa dianteiro. O uso dessa certificação deve seguir o que está previsto no regulamento do programa. Os veículos portarão ainda Certificado de Vistoria Veicular também específico para o “Viagem Feliz”.

Procedimentos escritos para situações de emergência, bem como números de telefones úteis e outras informações importantes deverão estar disponibilizados aos motoristas na pasta de documentos que o veículo porta, de forma organizada e de fácil acesso.

Informação, orientação e fiscalização

No início de cada viagem, será exibido um vídeo que traz esclarecimentos sobre o programa “Viagem Feliz”, faz recomendações e informa sobre o direito e os deveres do passageiro, bem como disponibiliza números de telefones para reclamações, denúncias e/ou informações, a respeito da qualidade do serviço prestado. Traz, também, algumas informações turísticas da região de destino.

Durante a primeira semana do início do programa, todas as poltronas terão disponível uma cartilha de bolso com as informações contidas no vídeo, além de outras complementares. Após esse período, a distribuição vai ser feita nas viagens de fim de semana – considerando que os passageiros que viajam de 2ª a 6ª feira são habituais da linha, e que aos sábados e domingos as informações atingirão os passageiros eventuais.

A fiscalização da Agepan fará o monitoramento do atendimento dos quesitos do programa, mediante checagem de itens específicos, fazendo, inclusive, entrevistas com passageiros durante a viagem, baseados em questionário próprio. A Ouvidoria da Agência também fará o monitoramento das chamadas telefônicas desses destinos, utilizando o mesmo questionário que a fiscalização para as entrevistas com os passageiros que entrarem em contato.

Em determinados períodos vão ser feitas pesquisas nos desembarques de viagens; próximo aos guichês de vendas de passagens nos terminais rodoviários e em outros locais considerados importantes. Com isso, a Agência acompanha o desenvolvimento do programa e a percepção dos usuários do transporte intermunicipal.

As informações recebidas por intermédio da fiscalização, ouvidoria e pesquisas realizadas serão utilizadas para corrigir problemas, melhorar a eficiência do sistema e implementar novas soluções.

Piloto

O Programa “Viagem Feliz” é um programa piloto, que será implementado e monitorado pelos próximos dois anos, período em que serão feitas as correções de rumo e as mudanças para a melhoria do sistema como um todo.

Para isso, a Agepan destaca que é muito importante a colaboração dos usuários, fazendo contato, informando sobre eventuais problemas ocorridos e dando sugestões para a melhoria do serviço.

 

Por: Da Redação