O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), afirmou ontem, segunda-feira, 17, que é preciso a realização de um trabalho em parceria visando o bem-estar da população, na busca de soluções dos problemas que afligem a sociedade corumbaense.
Foi durante a sessão solene de instalação da Legislatura 2025-2028 e a abertura do Ano Legislativo da Câmara Municipal, que contou com as presenças de autoridades, como o prefeito Gabriel Alves de Oliveira.
Bira, durante seu discurso, reforçou uma de suas metas que é em relação ao Plano de Cargos para atender os servidores da Casa de Leis; destacou a importância das Forças Militares para a região, sempre presente nas ações em prol da população, e fez um chamamento aos vereadores e vereadoras que iniciaram essa nova legislatura.
Conforme ele, “os votos que nós recebemos dos nossos eleitores e trabalhar com muita retidão, de forma correta para cumprirmos o nosso papel sempre, de forma autônoma, independente, que a gente possa fiscalizar com independência, mas que possamos ao lado do Executivo solucionar os problemas da cidade”.
Lembrou que o Executivo é quem faz as grandes transformações, dá o norte do desenvolvimento, mas que “nós vereadores, somos uns dos instrumentos fundamentais. Por isso, como sempre gosto de dizer, a Câmara tem que continuar sendo protagonista de todas as decisões importantes no campo político e no campo administrativo também”.
Se dirigiu ao prefeito afirmando que “a Câmara, os vereadores, vão continuar fiscalizando, legislando, mas o senhor pode ter certeza de que o Legislativo também estará auxiliando muitas vezes o executivo, atuando em busca de soluções para os problemas da cidade”.
E disse que a “grande oportunidade em busca das soluções é o fato de estarmos iniciando uma nova legislatura, uma nova administração”, e que os quase 60% dos votos que o prefeito Gabriel recebeu, o credencia para fazer as mudanças, alterações, os ajustes que o município precisa.
“A gente sabe que não será fácil. Tenho conversado nesses primeiros dias de mandato e sei das dificuldades. Temos que apertar o cinto para que possamos entregar para população o que ele tanto deseja, na saúde, na educação, infraestrutura, enfim, em todos os setores para que nossa população volte a sorrir”, completou.
MOMENTO DE UNIÃO
Gabriel Alves de Oliveira também destacou a importância de um trabalho em parceria entre os poderes executivo e legislativo, não só a nível municipal, mas também estadual e federal.
O prefeito, em seu discurso, desejou sucesso aos vereadores e vereadoras, lembrou o período em que esteve na Casa de Leis de 2017 a 2020, da ansiedade do primeiro dia, e da conclusão que chegou após os primeiros seis meses: conhecimento de todos os problemas da cidade.
“Fiquei pensando e falei: nós já resolvemos, nós já conhecemos todos os problemas de Corumbá dentro dessa Casa de Leis. E vocês vão ver que vão chegar”, previu ao se dirigir aos novos vereadores e vereadoras para, em seguida, dizer que o “momento é de união, nós precisamos de um alinhamento político e cada um de vocês vão ser importante nessa construção”.
Acrescentou que essa união, alinhamento político, não pode ficar restrito a Corumbá, mas também com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Governo Federal, Câmara e o Senado Federal, “para buscamos soluções para os problemas de Corumbá”, acrescentou, colocando o Poder Executivo, toda sua equipe de Governo à disposição do Legislativo, visando o desenvolvimento de um bom trabalho.
*Assessoria de Comunicação da Câmara