O vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), solicitou providências por parte da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), visando a revitalização da sinalização de estacionamento no perímetro central da cidade, como forma de organizar o trânsito, evitar acidentes e melhorar a rotatividade.
A reivindicação foi direcionada à diretora da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, tendo em vista que a sinalização atual (pintura) se encontra bastante desgastada, de difícil visualização, o que acaba causando transtornos, com veículos estacionados fora da área permitida, inclusive ocupando parte da pista de rolamento, causando congestionamentos e riscos de acidentes.
O vereador destacou que as vagas em 45 graus facilitam o acesso, pois exigem menos espaço da via para a manobra. “Porém, se não estiverem devidamente sinalizadas, podem causar congestionamentos ou até infrações”, comentou.
Em Corumbá, em grande parte das vias de mão única, o estacionamento é em 45 graus, o que permite acomodar até 7% mais veículos comparado ao modelo tradicional perpendicular (90 graus).
No entanto, reforçou a necessidade da sinalização horizontal estar em perfeitas condições, seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do CONTRAN, em relação à obrigatoriedade da demarcação, e que a sinalização conjunta (placas verticais informando a angulação e pintura no solo) é o que valida o estacionamento e evita multas indevidas, contribuindo para um trânsito mais seguro.
Bira ainda lembrou que “sinalização apagada gera grandes transtornos de mobilidade e segurança, resultando na perda de vagas preferenciais (PCD e idosos), conflitos entre motoristas, acidentes por invasão de faixas e a impossibilidade de aplicar multas, visto que o Código de Trânsito Brasileiro exige sinalização visível”.
*Informações e foto Assessoria de Comunicação do Vereador

