Corumbá

Base Comunitária de Segurança é reativada e atende parte alta da cidade

 

Maior segurança para a população da região sul. Isto agora é possível a partir da reativação da Base Comunitária de Segurança que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22, atendendo assim, uma constante reivindicação de moradores da parte alta de Corumbá, e motivos de intensas discussões na Câmara Municipal de Vereadores que, desde o início da atual legislatura, vinha solicitando esta benfeitoria às autoridades ligadas ao setor de Segurança Pública.

A base está localizada na Rua Críaco Félix de Toledo, ao lado do prédio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), no Conjunto Kadwéus, bairro Nova Corumbá. No comando estará o tenente PM marcos Masaaqui Izeki.

O trabalho já iniciou por meio de uma ação conjunta da Polícia Militar e Guarda Municipal, viabilizada a partir do estabelecimento de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o Conselho Municipal de Segurança Pública. No prédio funcionam também a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda Municipal.

“A população está contente. O prédio estava abandonado, cheio de mato, mas graças a Deus foi recuperado e a Base Comunitária de Segurança foi reativada. Isto vai trazer mais segurança para todos nós que moramos na parte alta da cidade. Vamos ter sempre aqui, as presenças de policiais militares e da guarda. Só temos que agradecer”, afirmou Margareth Silva, residente na Cyríaco de Toledo.

A reativação também foi comemorada por Ivone Rocha da Silva, também residente da Cyríaco de Toledo. Ela se diz privilegiada por morar bem em frente à base e disse que chegou em boa hora. “Durante o carnaval, acordei assustada com o cachorro latindo. Sai e vi duas pessoas ao lado do portão da minha casa e um terceiro homem já estava aqui dentro. Chorei de medo e chamei a polícia. Com a polícia presente aqui, isto não acontecerá mais”, lembrou, se sentido aliviada.

Reivindicação antiga

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini, participou da reativação da Base Comunitária de Segurança, juntamente com os vereadores André da Farmácia, Manoel Rodrigues e Paulo Bertini. Na oportunidade ele destacou a importância da parceria estabelecida entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, o que vai garantir mais segurança para a população.

“A comunidade da parte alta vinha cobrando isto já há algum tempo. O assunto foi alvo de muitos debates na Câmara, inclusive com solicitações, caso do vereador André da Farmácia, que fez solicitações atendendo pedidos dos moradores. Era uma preocupação do Poder Legislativo e uma necessidade muito grande para todos aqui. Isto vai trazer mais segurança ao comércio, aos moradores, aos nossos alunos”, enfatizou Vendramini, elogiando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo diretor da Agência Municipal de Segurança Pública, Jorge José Pinto de Castro.

Parceria iniciada no carnaval

Jorge de Castro, durante a cerimônia, também enfatizou a importância da parceria estabelecida com a Polícia Militar e o Conselho Comunitária de Segurança, representado pelo seu presidente Oswaldo Simões Filho. Disse que ações integradas já apresentaram resultados positivos no carnaval e na final do estadual de futebol, e por isso acredita no sucesso da Base Comunitária.

O comandante do 6º BPM, tenente coronel Cesar Freitas Duarte, afirmou que a reativação da Base atende um anseio da população da parte alta, um sonho de todos. Também destacou a parceria estabelecida com a Prefeitura, elogiando o prefeito Ruiter Cunha por ter dado total apoio ao diretor da Agência de Segurança.

A base estava desativada há mais de ano e sua reativação, para o prefeito Ruiter Cunha, mostra que o Poder Público está preocupado com a segurança da população. “Segurança pública é um grande problema, preocupação dos moradores e nós temos que dar resposta a isso”, destacou, citando que o ato representou a materialização de um trabalho em conjunto com as forças militares e que o “posto é um instrumento bastante eficaz para a segurança de todos”, e que visa “reduzir os índices de criminalidades na cidade”.

Antes do encerramento da cerimônia, os presentes, inclusive alunos da rede pública de ensino, presenciaram simulações de intervenções da Polícia Militar e também da Guarda Municipal, com uso de veículos e até de um cão adestrado da Guarda Municipal de Corumbá. (Assessoria de Comunicação)