Valeu a pena aguardar 24 horas para assistir o show proporcionado pela Banda e Escola Municipal de Música Manoel Florêncio. O Concerto de Santa Cecília, que estava marcado para sábado (15) à noite, teve que ser transferido para domingo (16), devido às chuvas. E a espera não foi em vão. O público que compareceu à praça Generoso Ponce, ficou satisfeito com o que presenciou. Mais uma vez, os músicos e os integrantes do Coral Cidade Branca se superaram, e finalizaram 2012 com chave de ouro.
Foram quase duas horas de espetáculo, um evento que marcou o encerramento do ano dos integrantes da Banda e da Escola Manoel Florêncio. O Concerto de Santa Cecília, 12ª edição, foi especial também por ter sido dedicado a uma pessoa que, em vida, foi uma grande batalhadora da cultura corumbaense, e incentivadora da instituição, Heloisa Helena da Costa Urt, falecida em novembro de 2011.
O espetáculo foi resultado de um ano de muito trabalho, tanto da banda e da escola, como também do Coral Cidade Branca. O repertório, do popular ao erudito, agradou a todos. Foram 13 peças e canções conhecidas de Tchaikovsky, Beethoven e Ary Barroso, regidas pelos maestros José Carlos Marques Pereira, Kleber Carvalho e Roberto Vinicius, além de Luciano Gibaile, do Coral Cidade Branca.
A noite foi completa. Logo após a abertura, e sob regência do maestro José Carlos, a banda apresentou aos presentes, uma peça que retrata o sentimento de superação e de heroísmo dos atletas olímpicos, em busca do reconhecimento e da fama, O Espírito Olímpico, de John Towner Williams.
Outra bela apresentação foi a peça italiana Czadas, composição de Vittorio Monti, do início do século XX. A regência foi do maestro Kleber de Carvalho Jares, com participação especial (solo de clarinete) de Jonathan de Oliveira. Tchaikovsky esteve presente com a valsa composta para um balé inspirado no conto de fadas do francês Charles Perrault, A Bela Adormecida.
Temas lembrando grandes filmes italianos também fizeram parte do espetáculo. Sob a regência do maestro Roberto de Oliveira, a Banda apresentou um belo arranjo do compositor americano John Caçavas, apresentando temas de filmes que foram sucesso de bilheteria no século passado, como Oito e Meio e Mondo Cane.
Na parte nacional do espetáculo, o destaque ficou por conta de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, além de uma coletânea de temas regionais que teve participação solo de Fernanda Rolim. A Broadway não poderia faltar. Temas musicais de filmes que foram sucesso de bilheterias como O Fantasma da Ópera, Evita, Jesus Cristo Superstar, Cats e José e seu famoso manto colorido, estiveram presentes na peça Andrew Lloyd Webber: Uma celebração sinfônica.
Outras atrações foram Granada, de Agustín Lara, que lembrou as touradas; Egmont, de Beethoven; Mercedita, Casinha Branca e Navega La Barca, temas regionais lembradas na peça Mercedita in Concert. Para encerrar, uma música de autoria do Padre Joseph Mohr e Franz Gruber, Feliz Natal. Foi uma despedida e, ao mesmo tempo, uma forma de desejar a todos os presentes, um Feliz Natal.
No final do concerto, os integrantes da Banda Manoel Florênco prestou uma homenagem ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), com uma placa, em reconhecimento e gratidão pelo apoio dado à banda e à escola nestes oito anos de administração. A placa foi entregue pelas irmãs Yolanda e Fernanda Rolim. O prefeito elogiou a apresentação dos integrantes da banda e do coral, e disse que, há cada ano, sente-se mais orgulhoso em presenciar os espetáculos.
Ruiter recebeu a homenagem ao lado do diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá, José Antônio Garcia, responsável pelo concerto e pelas apresentações da Oficina de Dança que começam esta noite na praça Generoso Ponce.
O prefeito estava acompanhado da primeira dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, além de assessores, como os secretários Haroldo Cavassa (Assistência Social e Cidadania); Pedro Paulo Marinho (Desenvolvimento Sustentável) e Maria Antonieta Sabatel (Saúde). A vice-prefeita eleita, Márcia Rolon, também prestigiou o espetáculo.
Por: Da Redação