A atualização do cadastro imobiliário de Corumbá foi discutida na manhã de hoje, quinta-feira, 06, durante uma reunião na Câmara Municipal entre representantes do Poder Legislativo, Empresa de Correios e Telégrafos, Cartório de Registro e Prefeitura de Corumbá. A iniciativa objetiva melhorar os serviços de entregas de correspondências e encomendas na cidade, um sério problema que tem afetado a população corumbaense.
Durante o encontro, o vereador e presidente do Poder Legislativo, Evander Vendramini, reforçou a necessidade de se resolver uma antiga situação que afeta diretamente os serviços dos correios: numeração em duplicidade de imóveis em uma mesma rua, como também vias públicas com nomes iguais ou mesmo sem nomes.
Edilson Lemos citou que o caso das ruas até que não afeta tanto a entrega de correspondências. “Os Correios trabalham com CEP e fica fácil localizar. O maior problema são os números em duplicidade em uma mesma rua”, reforçou, citando que, por isso mesmo, é preciso atualizar o cadastro imobiliário.
André Luiz Miceno Papa, gerente Imobiliário da Prefeitura, lembrou que o setor de Georreferenciamento do Município, tem um trabalho nesse sentido que é utilizado pelo próprio Poder Executivo principalmente em relação ao IPTU. Isso será de extrema importância na solução do problema.
Além do novo cadastro imobiliário, uma questão tratada na reunião foi a identificação das ruas, com nomes em cada quadra, inclusive com numeração de tanto a tanto. “Isso vai facilitar o trabalho e quem ganha é a população”, citou Evander, com Josiene Regina Brito Valle, do Cartório de Registro, lembrando que os moradores precisam seguir os números dos imóveis conforme registros.
A elaboração do novo cadastro será fruto de uma grande parceria que poderá envolver inclusive alunos de Geografia, da Universidade Federal – Campus Pantanal, sugerida pelo vereador Manoel Rodrigues. Outra sugestão foi buscar parceiros para viabilizar as placas de identificação das ruas, quadra por quadra, feita por Vendramini.
Nova reunião será marcada já com a presença de secretários do Município, bem como da equipe do Georreferenciamento, e a expectativa e que todos os detalhes sejam tratados e o trabalho iniciado. O encontro de hoje contou também com as presenças de Damião Ramos e Ismar Batista da Silva, da Empresa de Correios e Telégrafos. (Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara)