O judoca Felipe Kitadai e o lutador de taekwondo, Diogo Silva, participam nesta terça-feira (04) da Caravana do Esporte, uma iniciativa da ESPN Brasil, Unicef, Instituto Esporte e Educação e patrocinada pela Vale. É a primeira vez que o projeto é desenvolvido em Corumbá, onde vai beneficiar 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). As aulas acontecem no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer Nação Guató.
O espaço foi todo adaptado para receber a Caravana, onde também estão sendo ministradas aulas de artes circenses e de música. Esta última é realizada pela Caravana da Música, outra iniciativa da ESPN, do Unicef, desta vez com o Instituto Sol da liberdade, da cantora Daniela Mercury. “Faz só 20 dias que cheguei dos Jogos Olímpicos de Londres e estou aqui para mostrar um outro lado do esporte”, comentou Digo Silva, quarto lugar em Londres.
“É um grande prazer estar aqui com vocês”, continuou o atleta, que também esteve nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e no ano passado venceu os Jogos Militares Mundiais. Bronze em Londres, Kitadai também demonstrou a satisfação de fazer parte do projeto e ter contato com estudantes da região. “É minha primeira vez no Caravana do Esporte e estou muito feliz por estar ajudando meu País”, disse durante a solenidade abertura, realizada na noite da segunda-feira, o judoca.
“É mais fácil lutar do que pegar esse microfone”, brincou o atleta, se referindo a grande quantidade de jovens presentes na cerimônia. “Eu acredito nesse objetivo, que é levar cultura e educação. Quero aproveitar para agradecer aos pais que trouxeram seus filhos aqui porque é assim que iremos para frente”, completou o medalhista olímpico. Kitadai e Diogo Silva deixam a cidade no início da tarde, mas a Caravana continua até a quinta-feira.
“Buscamos um jeito diferente de fazer educação e esporte. Aqui a Prefeitura faz um bom investimento na Educação. Vimos quadras cobertas e muitos professores de Educação Física. E nossa intenção é que isso continue mesmo”, disse Alexandre Arena, coordenador do Instituto Esporte e Educação. “Mesmo depois da sexta-feira, fica a semente e o comprometimento de todos vocês de continuar esse projeto brilhante”, reforçou.
É este também o objetivo da Caravana da Música: incentivar a educação por meio das artes e da música. “Temos esse compromisso com as políticas públicas de educação. Obrigado ao Município pela oportunidade de dialogar, ensinar e também aprender com vocês”, afirmou Denny Neves, do Instituto Sol da Liberdade. Todo o trabalho realizado em Corumbá será transformado em um documentário que será exibido no dia 29 de setembro no Canal ESPN Brasil.
Por: Da Redação