Ícone do site Pérola News

Arquivo Público Estadual realiza “Inventário dos Acervos Documentais” em Corumbá

Casa de Cultura Luis Albuque (Foto: Lira Dequech)

O Arquivo Público Estadual, órgão da Fundação de Cultura do governo do Estado, realiza entre os dias 27 e 29 de junho em Corumbá mais uma etapa do projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”. Serão realizados levantamentos e assessorias em instituições públicas municipais e federais da cidade.

A equipe é formada pelas historiadoras Lira Dequech e Áurea Coeli do Arquivo Público Estadual e pelo bibliotecário Fábio Queirós, da Biblioteca Pública Estadual “Isaias Paim”, que dará assessoria específica à biblioteca da Casa de Cultura Luis Albuquerque nesta etapa.

O projeto visa registrar, através de inventário, documentos considerados de conteúdo histórico em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, desde a fundação da primeira Vila aos registros das gestões atuais.

Com o trabalho de reorganização e salvaguarda dos documentos, o Arquivo Público pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de Arquivos Municipais ou outro equipamento cultural cabível, bem como a produção historiográfica regional.

O Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul pretende ainda abranger os documentos do Poder Executivo e Legislativo, com precedente para algum acervo particular que se tenha notícia e que seja importante na formação da história do Município ou Estado.

“Após inventariar a massa documental, registrar e publicar a relação do material levantado os documentos serão revelados ao público e a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior. Acredito que esta ação irá garantir uma atitude de preservação dos acervos”, explica Lira Dequech, coordenadora do projeto.

Serviço: O Arquivo Público Estadual fica no Memorial da Cultura, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9167 ou 3316-9139.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile