Ícone do site Pérola News

Armadilha captura onça-pintada no Forte Junqueira

O Comitê de Combate a Incêndios Florestais e Captura de Animais Silvestres divulgou na manhã desta quarta-feira (3), o vídeo da captura da onça-pintada que desde o ultimo dia sete de Agosto foi vista na região do Forte Junqueira. De acordo com os órgãos competentes, desde então o local vinha sendo monitorado por câmeras fotográficas onde foi instalada uma armadilha com iscas na tentativa de capturar o felino.

As imagens mostram a captura do felino no inicio da noite desta terça-feira (2), quando o animal entrou na armadilha atraído por uma isca (coração). Desde então foi realizado uma força tarefa com os órgãos envolvidos para realizar o procedimento de remoção para uma área mais afastada de Corumbá.

O local não foi divulgado para garantir a segurança do felino, mas de acordo com o chefe estadual da Policia Militar ambiental, a remoção da onça-pintada foi acompanhada por veterinários do Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) e da Embrapa Pantanal. “O trabalho só foi possível pelo esforço conjunto de todos os órgãos envolvidos, verificamos ainda que a onça-pintada foi capturada sem nenhum problema de saúde o que possibilitou de imediato a sua remoção para seu habitat natural”, afirmou. O felino foi sedado e analisado pelos técnicos que comprovaram a saúde do animal.

Monitoramento

As atenções agora se voltam para a região da Cacimba da Saúde e também da Sobramil, onde de acordo com informações dos moradores, foi verificado a presença de uma onça-pintada neste mesmo período. “Há 15 dias foi instalado este equipamento que nos permite filmar a movimentação do animal, e a partir daí conhecer a sua rotina e nos preparar para agir da melhor forma possível com segurança tanto para população, como para o animal e a equipe envolvida nas ações”, disse Major Pádua da Polícia Ambiental.

De acordo com o Major, quatro novas armadilhas foram construídas e disponibilizadas pelo Governo do Estado através do Imasul em caráter emergencial, e poderão ser utilizadas aqui em Corumbá. “É um trabalho pioneiro e que agora estamos conseguindo um bom resultado, acreditamos que com essas experiências aliadas as informações que coletamos e a chegada de novos equipamentos poderemos em eventuais acontecimentos desta natureza, dar uma resposta mais rápida e igualmente bem sucedida”, concluiu.

Participaram dos trabalhos os membros do Comitês de Contenção a Incendios Florestais e Animais Silvestres formado pelo Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Embrapa Pantanal, Guarda Municipal, Fundação do Meio Ambiente e Instituto do Homem Pantaneiro. Além desses o comandante geral da PMA de Mato Grosso do Sul ressaltou o apoio dado pelo 6º BPM, Imasul, Defesa civil, CCZ e Ibama. (Capital do Pantanal)

Vídeos

Por: Da Redação

Sair da versão mobile