Após visita de autoridades militares, José de Souza Damy entra em nova etapa de certificação para escolas cívico-militares
A Escola Municipal José de Souza Damy, que integra o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), recebeu nesta semana a visita do comandante João Carlos Küster Maia, coordenador nacional e do comandante Júlio César de Andrade Rocha, coordenador regional do Centro-Oeste e Tocantins do PECIM. As autoridades militares vieram conferir o desenvolvimento do programa, reforçar as diretrizes do mesmo junto aos monitores, bem como destacar ações e resultados esperados.
Na escola, localizada no bairro Cristo Redentor, também estiveram presentes a secretária-adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, e técnicos da referida secretaria. Civis e militares, juntamente com a comunidade escolar, assistiram a uma demonstração de ordem unida, promovido pelos integrantes do Projeto Novo Olhar, comandado pelo policial militar da Reserva, Edinaldo Souza Neves. Na oportunidade, também se premiou os alunos vencedores de um concurso de redação, entoou-se o Hino Nacional e o hino da escola.
“Bastante coisa boa está vindo aí para as escolas cívico-militares. O Damy, hoje, já é uma escola diferente, com espaços sendo conservados, mudança na postura dos alunos. A fachada recebeu pintura nova. Muita mudança boa em pouco tempo”, disse a secretária-adjunta ao anunciar que o processo para reforma da escola, que irá melhorar muito mais o ambiente escolar, está em andamento.
Junto à direção e aos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, os visitantes reforçaram quais são os princípios do trabalho do militar que atua como monitor dentro do programa. Evidenciaram que o programa visa essencialmente trabalhar o projeto Valores para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar na prática, de uma forma organizada, os princípios e valores essenciais para o convívio na sociedade, para o mundo do trabalho, dentro de um espaço que é o da escola, organizado com disciplina e respeito.
A escola José de Souza Damy foi uma das 54 escolas do país que obteve destaque em nível nacional com a implantação do programa. Também foi certificada pelas ações de boas práticas que os militares desempenharam no ano de implantação em relação, por exemplo, ao estado de calamidade decretado pelo prefeito em dezembro 2020, quando as fortes chuvas fizeram muitas vítimas na cidade, principalmente no bairro Cristo Redentor, onde a escola José de Souza Damy, tornou-se ponto de abrigo e recolhimento de doações para os desabrigados. No contexto da pandemia, a escola foi também a primeira a receber a ação de descontaminação numa parceria com a Marinha do Brasil.
Nova etapa
Com a certificação básica obtida no ano passado, a unidade escolar passará novamente por mais um ciclo avaliativo. A partir do próximo dia 11 de maio, buscará a certificação na etapa intermediária da implantação do programa.
Nessa etapa, ocorrerão formações on-line para todos que trabalham na escola: professores, gestores e os monitores militares. As formações serão oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa e abordará aspectos, por exemplo, da apresentação pessoal do aluno, postura, disciplina, entre outros. Até o final deste ano, a escola será avaliada e certificada.
*Comunicação PMC