Corumbá

APAE recebe visita da Secretaria de Saúde de Ladário

 

No início deste ano, o psicólogo Juvenal Avila assumiu uma das mais importantes pastas da administração municipal de Ladário. Como secretário de Saúde, ele vem realizando várias aproximações com entidades parceiras do sistema de saúde.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Corumbá foi uma das entidades visitadas por Juvenal. Acompanhado da sua equipe e pela coordenadora geral da APAE, Sonia Sabatel, o secretário pode conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela associação, principalmente o fisioterápico e de habilidades especiais, onde muitos ladarenses são encaminhados pela Secretaria de Saúde e atendidos pelos profissionais da entidade.

Juvenal parabenizou o trabalho desenvolvido e ressaltou a importância da parceria, “A APAE é um parceiro fundamental para a Saúde de Ladário, sabemos que os pacientes ladarenses atendidos pela associação estão em boas mãos, por isso estamos para agradecer os serviços prestados pela instituição”.

O secretário reforçou que o prefeito de Ladário, Carlos Ruso, já estuda a possível ampliação da parceria, “a intenção do prefeito é que a população de Ladário possa ter um atendimento de qualidade, para isso estamos estudando a possibilidade de ampliar o convênio com novos atendimentos”, finalizou.

História da APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.

Nesse tempo a Organização acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento APAEANO na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

APAE em números

Atualmente existem 2171 APAEs e entidades filiadas, coordenadas por 24 Federações Estaduais, abrangendo todos os estados brasileiros para atender cerca de 250.000 pessoas com deficiência intelectual e múltipla diariamente.