Corumbá

Aos 68 anos, idoso nada lado a lado com Tande em maratona aquática

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, participou da prova (Foto: Marcos Boaventura)

 

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, participou da prova (Foto: Marcos Boaventura)
Tande cumprimenta seu Edilson após o término da prova (Foto: Hélder Rafael)

Quem estava entre os competidores de elite da maratona aquática do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura era o apresentador da TV Globo Tande. Ele gravou na tarde deste sábado uma participação para o quadro “Fôlego Máximo”, do Esporte Espetacular. O desafio era percorrer a nado 5 km na bacia do rio Paraguai, sob o forte calor da região pantaneira. Competidores relataram que a temperatura da água beirava a casa dos 50 graus.

– É extremo. Não tenho costume de nadar assim, mas achei o máximo. Uma aventura totalmente diferente, inusitada para mim. A água é muito quente. Acho que a diferença de temperatura me matou. Eu sentia água gelada embaixo e em cima bem quente – contou Tande, que completou o percurso em 2 horas e 27 minutos.

Tande era o mais aguardado entre os competidores que alcançavam o ponto de chegada, na prainha do Porto Geral. Mas um atleta roubou a cena: Edilson Souza dos Santos, de 68 anos. Morador de Corumbá, seu Edilson é conhecido na cidade por manter a boa forma correndo e pedalando longas distâncias. Acabou completando a maratona aquática com um tempo muito próximo ao do medalhista de ouro do vôlei nas Olimpíadas de Barcelona-1992.

– Ele ficou na minha frente o tempo inteiro, me dando força. Eu olhava e pensava: ‘tenho que ir atrás dele’. Tem que se elogiar pessoas como seu Edilson – comentou Tande, que não é acostumado a fazer longas distâncias na natação.

E não é que depois da prova seu Edilson chamou Tande para um novo desafio?

– Sou bom em corrida, vamos fazer 40 km – disse Edilson.

– Ah, então não me garanto tanto – respondeu Tande, bem-humorado. (Globo Esporte)

 

Por: Da Redação