Corumbá

Aniversário de 201 anos da Independência é celebrado por desfile cívico-militar em Corumbá

 

Os 201 anos da Independência do Brasil foram celebrados na manhã desta quinta-feira, 07 de setembro, com o hasteamento da Bandeira Nacional, na praça da Independência, seguido pelo tradicional desfile cívico-militar na avenida General Rondon. A solenidade de hasteamento da bandeira reuniu autoridades civis e militares e população.

Os hinos Nacional e da Independência foram executados, em conjunto, pelas bandas do 6º Distrito Naval, da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal e do município Manoel Florêncio.

Na cerimônia na praça, o vice-prefeito Dirceu Miguéis destacou a importância da data para o País. “O Dia 7 de Setembro faz parte da nossa cultura. E com muito orgulho de ser brasileiro, hoje o sentimento de patriotismo aflora no peito de todos nós”, enfatizou o vice-prefeito de Corumbá, após hastear a Bandeira do Brasil.

O General de Brigada combatente Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, e o contra-almirante Iunis Távora Said também participaram da solenidade, que contou com a presença de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME).

Desfile

Após a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional teve início o desfile cívico-militar na avenida General Rondon. Dividido em duas partes, o desfile teve duração aproximada de 40 minutos. Na primeira delas, desfilaram as Forças Armadas e Forças Auxiliares. A apresentação militar contou com a Guarda das Bandeiras Históricas com os pavilhões adotados pelo Brasil desde a chegada portuguesa, em 1500, até a proclamação da República, em 1889.

A passagem dos militares contou com representações da Marinha; Exército; Força Aérea; Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Os militares ainda apresentaram as viaturas táticas utilizadas no cotidiano das ações de defesa dos rios e território pantaneiro e garantia da segurança pública dos moradores de Corumbá e Ladário. Na apresentação civil desfilaram representações do Instituto Novo Olhar e das escolas da Reme.

*Comunicação PMC