Corumbá

André reconhece importância da história do Rio Paraguai e abre 10º FAS

Abertura do 10º Festival América do Sul em Corumbá (Foto: Edemir Rodrigues)

 

Reconhecendo a importância do Festival América do Sul como parte integradora de toda América Latina e mostra da cultura de países sul-americanos, o governador André Puccinelli abriu oficialmente a décima edição do Festival, na cidade de Corumbá nesta quarta-feira (1º). “A cada ano as edições têm melhorado e mostrando a integração dos povos latino-americanos. É uma festa alegre e tradicional, além de já estar consolidada no contexto cultural de Mato Grosso do Sul”, disse o governador.

Abertura do 10º Festival América do Sul em Corumbá (Foto: Edemir Rodrigues)

Considerado símbolo da integração e da cultura pantaneira, palco central de manifestações religiosas e fonte do desenvolvimento econômico, social e cultural da região, este ano o Festival está homenageando o Rio Paraguai, sua história e ainda personalidades que tem sua trajetória entrelaçada com a história do Rio. A homenagem demonstra toda integração de um povo e um Rio segundo Puccinelli. “O Rio é parte integrada da cultura deste povo e representa todo desenvolvimento econômico conquistado no município. É também indutor do desenvolvimento dos 233 anos de emancipação político administrativa de Corumbá”, completou o governador.

Durante a abertura do Festival o governador entregou o certificado de homenagens a personalidades que fizeram história junto com o próprio Rio como os corumbaenses Ivone Torres que é precursora da festa em homenagem a São Pedro com procissões terrestres e fluviais; Wilson de Oliveira que representa a alma Chamameseira do Rio Paraguai; João de Arruda Pinheiro e Josefina Alves Ribeiro (em memória), representada pelo seu filho Thomaz Alves Ribeiro. “Este certificado, esta homenagem é entregue por mérito para que continuem fazendo ainda mais pela cultura do nosso Estado”, disse o governador André Puccinelli.

Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, a homenagem ao Rio Paraguai mostra toda referência da cultura de um povo, da história, da preservação da natureza e do patrimônio histórico de Corumbá. “O Rio faz parte da nossa história e muito do que temos culturalmente é fruto da história do Rio”. Duarte lembrou ainda que o Festival América do Sul tem fortalecido ainda mais Corumbá. “O município é um dos grandes destinos turísticos no Brasil e com o Festival temos a oportunidade de mostrar lá fora e de forma positiva Corumbá para todo o Brasil”, declarou o prefeito.

Para a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Corumbá, Márica Rolon, o município a cada edição está mais intrínseco no Festival e a homenagem ao Rio Paraguai reflete a cultura da região na vivencia diária no subir e descer das águas do Rio. “O Festival é um movimento de muita credibilidade e forte expressão cultural que traz turista para a nossa cidade, valorizando a fronteira e a cultura da região. Isso acaba refletindo diretamente na nossa economia”, pontuou Márcia.

O presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, lembrou que este ano o Festival trouxe novidades ao público. “Montamos uma estrutura para fazer transmissão simultânea do Festival, concentramos toda estrutura na Praça Generoso Ponce e estamos trazendo grandes atrações como o Uruguaio Jorge Dexler, que ganhou o Oscar da música e ainda artistas de renome nacionais como Ana Carolina, Cidade Negra e outros artistas. Investimos em trazer ainda exposições de artes plásticas, fotografia e produções da América do Sul e de artistas locais”, elencou Américo.

Após o governador declarar aberto o Festival o público foi presenteado com uma queima de fogos para marcar o início dos cinco dias de festa.

Espaços

O governador André Puccinelli visitou os espaços dedicados aos homenageados, o Pavilhão dos Países e as exposições de artesanto. No espaço dos homenageados conferiu as histórias com as memórias daqueles que ajudaram a definir os contornos da cultura da América Latina.

Nos espaços do Festival o público terá acesso a uma diversidade de atrações. Expressões de dança, teatro, artes plásticas, cinema, literatura, artesanato, palestras, debates e grandes shows de artistas sul-mato-grossenses, nacionais e até internacionais vão transformar Corumbá no centro cultural da América do Sul e reunir representantes de diversos países como: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Festival é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das suas fundações de Cultura e de Turismo, pelo Instituto Moinho Cultural e pela Prefeitura Municipal de Corumbá. O evento tem a curadoria compartilhada do Instituto Cervantes, de São Paulo, e patrocínio de empresas como a Petrobras, Vale, Andorinha, Sebrae e governo federal.

 

Por: Da Redação