A quarta Câmara Municipal mais antiga do Brasil, o Legislativo corumbaense comemora 140 anos de instalação no próximo dia 17 de agosto. O ato assinado pelo então governador da província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, ocorreu dez anos após Corumbá ser elevada à categoria de vila.
Considerando a data emblemática, a Casa do Barão de Vila Maria, como é conhecida a Câmara de Vereadores de Corumbá, prepara uma programação especial para comemorá-la, onde se incluirá a reinstalação da galeria dos ex-presidentes. Haverá também homenagem aos ex-vereadores.
A Casa também iniciará uma campanha de valorização da atividade parlamentar e de resgate da sua historia, que se confunde com as transformações da cidade, do Estado e país. “Daremos mais visibilidade à Câmara, mostrando para a população o papel fiscalizador do vereador”, disse o presidente Evander Vendramini (PP).
Na instalação do poder legislativo, em 17 de agosto de 1872, uma junta especial elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente. Um ano depois, Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, assumia o cargo temporariamente. O Barão foi presidente também nos anos de 1874 e 1876.
Militares, entre os quais o general Francisco de Paula Pereira Fortes, foram presidentes em períodos de muita transição. Em 1900, cinco vereadores assumiram interinamente o cargo. Após a 2ª guerra mundial, a Câmara Municipal teve 32 presidentes, entre os quais uma mulher, professora Terezinha Baruki.
Por: Da Redação