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Alunos das Escolas do Sesi no Estado serão avaliados na Prova Brasil

 

Os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas do Sesi em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas serão avaliados, de 7 a 18 de novembro, na 4ª edição da Prova Brasil para medir os conhecimentos de matemática e língua portuguesa. Realizada de dois em dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC), a avaliação é aplicada em toda a rede pública urbana, sendo feita por amostragem nas escolas particulares e rurais.

Segundo a coordenadora de educação do Sesi, Simone de Figueiredo Cruz, aproximadamente 291 alunos das quatro escolas da entidade passarão pela avaliação. “Participar do exame será uma oportunidade essencial, pois nos fornecerá subsídios para projetar melhorias dos serviços que oferecemos atualmente. Além disso, poderemos planejar a gestão das ações da educação básica do Sesi”, disse.

Prova Brasil

A Prova Brasil foi criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Uma comissão do MEC analisou o material e, dos pontos em comum, elaborou uma matriz de referência. Essa, por sua vez, não engloba todo o currículo escolar, e sim as habilidades e competências que precisam ser aferidas. Cada uma delas é sintetizada por um descritor.

Na prova de matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas – espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação -, sendo que para o 5º ano do Ensino Fundamental são 28 descritores e para o 9º ano do Ensino Fundamental são 37 descritores. Já a prova de língua portuguesa avalia apenas habilidades de leitura representadas por 15 descritores para o 5º ano e 21 descritores para o 9º ano, que serão agrupados em cinco blocos – procedimentos de leitura, implicação do suporte, do gênero e do enunciador na compreensão do texto, relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.

 

Por: Da Redação