Corumbá

Aluno de escola rural da Reme vence Pequenos Heróis de 2011

O vencedor estuda em uma unidade da Rede Municipal de Ensino (Reme) localizada no assentamento Tamarineiro

 

O vencedor estuda em uma unidade da Rede Municipal de Ensino (Reme) localizada no assentamento Tamarineiro

O aluno da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, Matheus Junior da Silva, de 13 anos, é o ganhador da 6ª edição do projeto “A Procura dos Pequenos Heróis”, iniciativa do Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER) e da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O jovem foi premiado com um computador de mesa após protagonizar um ato de boa ação, um dos principais objetivos do concurso. A premiação dos vencedores ocorreu na tarde dessa quinta-feira (17) no Anfiteatro do Colégio Santa Teresa.

O vencedor estuda em uma escola municipal da Rede Municipal de Ensino (Reme) localizada no assentamento Tamarineiro. O jovem relatou o motivo pelo qual recebia a homenagem. “No dia que minha mãe ia dar à luz ao meu irmão chamamos uma ambulância, mas ela estava demorando a chegar porque moramos muito longe. Como não temos veículo, eu e meu pai começamos a levá-la de bicicleta. No meio da estrada, nós tivemos que parar porque meu irmão estava nascendo. Nós quem fizemos o parto”, contou Matheus.

Em segundo lugar ficou também uma aluna da escola Eutrópia. Enediene da Costa Santana ganhou uma bicicleta aro 16. “Eu e minhas amigas fizemos uma peça de teatro na escola sobre bullying como forma de ajudar uma colega da 4ª série, que vinha sofrendo com isso. A iniciativa deu certo”, disse a jovem. Ao todo, mil alunos de 32 escolas e instituições de Corumbá participaram do concurso idealizado pelo padre Ernesto Sassida, fundador da Cidade Dom Bosco e que está em sua sexta edição.

“Cada boa ação feita por estas crianças representa também tantas outras coisas bonitas que elas fazem. Esperamos que estes bons gestos perdurem para a vida toda”, comentou o padre salesiano que entregou o prêmio ao vencedor da edição de 2011 do projeto. Entre os dez primeiros colocados no concurso, oito estudam em alguma escola da Rede Municipal de Ensino e dois na rede estadual. O terceiro colocado, Johran Robert da Silva Lopes, da escola estadual Dom Bosco recebeu uma bicicleta. Os demais ganharam aparelhos de celular.

Trabalhar a solidariedade como princípio básico é uma das atitudes mais importantes para os grandes heróis, como afirma secretário municipal de Educação, Hélio de Lima. “A atitude é primordial quando saímos do individual e começamos a pensar na coletividade. Essa é uma ação de solidariedade”, comentou. Alunos da escola municipal rural Luiz de Albuquerque, Extensão Porto da Manga, foram homenageados com medalhas por participar do evento por meio de uma exposição. Desenhos e relatos de atos de solidariedade e boas ações foram feitos por 17 estudantes da unidade escolar e estavam disponíveis para apreciação.

Além dos três primeiros lugares, também foram premiados os seguintes jovens: Jenickfer Flávia rebeca (Escola Municipal Cássio Leite de Barros); Ytalo Bruno da Silva (Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros); Paulo Sérgio Souza de Sá (Escola Municipal Almirante Tamandaré); Alessandra Aparecida da Silva (Escola Municipal Rural Monte Azul); Camilo de Jesus Mourais (Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedrozo); Jéssica Cecília da Silva (Escola Municipal Ângela Maria Perez) e Annie Hendrika Hellensberger dos Santos (CAIC).

“A Procura dos Pequenos Heróis” tem o objetivo de sensibilizar a sociedade corumbaense para incentivar e reconhecer as boas ações praticadas por crianças e adolescentes. O projeto busca conscientizar crianças e adolescentes sobre as diferenças entres os atos bons e ruins, além de resgatar os valores no contexto da família, preparar e persuadir as crianças para execução de uma boa ação e despertar nas crianças e jovens a prática dos verdadeiros valores por intermédio de boas e até ações corajosas.