Corumbá

Abertos cursos do Pronatec para capacitar trabalhador corumbaense

Cursos na área da informática são ministrados pelo Senac (Arquivo PMC)

 

Cursos na área da informática são ministrados pelo Senac (Arquivo PMC)

Estão sendo iniciados nesta segunda-feira, 18, os primeiros cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que vai permitir capacitação de 1,6 mil trabalhadores corumbaenses, propiciando maiores condições para concorrer a vagas no mercado de trabalho. A realização é da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Governo Federal, e apoio de parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional da Industria (Senai).

Nesta segunda estão sendo iniciados os cursos de Auxiliar Financeiro (vespertino), Almoxarife (matutino), Auxiliar Administrativo (vespertino) e Operador de Computador (matutino), todos no Senac, além de Balconista de Farmácia (matutino) no Centro de Referência de Assistência Social do Centro América (CRAS I), Operador de Caixa (matutino) e Auxiliar Administrativo (matutino), no CRAS Central da Rua Edu Rocha, e Operador de Caixa (noturno) no CRAS II, da Nova Corumbá.

Outros cinco cursos serão iniciados no dia 25 de fevereiro: Almoxarife (vespertino), 23 vagas, e Camareira (matutino), 29 vagas, no CRAS II; Auxiliar Administrativo (vespertino), 26 vagas, no CRAS Central; Recepcionista (noturno), 24 vagas, no CRAS I; Recepcionista de Meios de Hospedagens (matutino), 32 vagas, no Senac.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, informa que as inscrições podem ser feitas nas unidades dos CRAS. Ela lembra que estes cursos que estão sendo iniciados agora, fazem parte da primeira etapa da implantação do Pronatec na cidade e que, em marco, devem ser iniciadas outras capacitações em parceria com o Senai.

Nesta primeira etapa, os cursos acontecem no Senac e nos CRAS I, II e IV (central). As ofertas são para as áreas de Operador de Computador, Auxiliar Administrativos, Camareira em Meios de Hospedagem, Operador de Caixa, Almoxarifado, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Balconista de Farmácia e Auxiliar Financeiro. Os cursos são destinados a pessoas com idade acima de 14 anos, com o Ensino Fundamental, nível 2, completo.

O programa tem como público alvo as pessoas atendidas pelo Bolsa Família, bem como pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Andréa lembra ainda que os cursos acontecem também no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco.

Outros cursos

Em abril, no Senac, serão abertas vagas para os cursos de Montador e Reparador de Computadores, Auxiliar de Pessoal, Garçom, Recepcionista de Serviços de Saúde, Acompanhante de Idosos, Organizador de Eventos, Atendente de Nutrição, Representante Comercial e Vendedor e Operador de Caixa.

Já no Senai, os cursos serão iniciados em março e as vagas são para as áreas de Ajustador Mecânico, Amostrador de Minérios, Auxiliar de Manutenção Predial, Beneficiador de Minérios, Eletricista de Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Operador de Computador, Operador de Máquinas de Usinagem Convencional, Operador de Mina, Operador de Processos Químicos na Mineração, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Imóveis, Soldador no Processo Eletrodo Revestido de Aço Carbono e de Aço Baixa Liga e Torneiro Mecânico.

 

Por: Da Redação