Corumbá

“Foi fantástico”, afirmou prefeito Ruiter sobre desfile da Belford Roxo

 

“Foi uma experiência fantástica a oportunidade de levar Corumbá para todo o País e até fora dele. Foi uma experiência muito agradável, que nos gratificou muito e, tenho certeza, a toda a população corumbaense”, assim o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), definiu o desfile da escola de samba Inocentes de Belford Roxo. A agremiação, uma das fortes concorrentes ao título do grupo de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro, cantou o enredo “Corumbá – Ópera Tupi – Guaikuru”.

Impressionado com o tamanho da festa, Ruiter descreveu a sensação de ter o nome da cidade cantado por uma multidão. “Você vai para a concentração e fica lá por volta de duas horas antes de desfilar. A gente vai vivendo aquele momento da chegada, vê as outras escolas entrando, todas muito bonitas. Mas quando vê você que vai entrar na Sapucaí, aquele mundo de avenida, milhares de pessoas esperando por você, e o grito de guerra fala de Corumbá. para nós que somos nascidos aqui, que gostamos daqui, é uma coisa muito forte. Indescritível”.

Para o prefeito, o resultado desta divulgação espontânea é imediato. “Frutos nós já estamos colhendo. Só o fato de Corumbá ser cantada por uma escola grande, que vai brigar pelo título e buscar seu espaço no grupo principal, muito bem comentada, bem avaliado por todos que viram, é a demonstração que nossa cidade tem cultura, tem história e tem enredo e conteúdo para ser mostrado. Para nós é muito importante”. O chefe do Executivo corumbaense também destacou o fato de Corumbá aparecer entre tantos outros temas extremamente relevantes.

“Concorremos com escolas que cantaram Nelson Rodrigues, Dona Ivone Lara, grandes ícones da dramaturgia e do samba, e ali estava um enredo sobre Corumbá também, falando de nossa cultura, nossas lendas. O carnaval potencializou a divulgação do nosso município”. Durante entrevista coletiva concedida no desfile das escolas do grupo de acesso do Carnaval 2012 de Corumbá, Ruiter também falou sobre a folia na Capital do Pantanal, destacando a participação da iniciativa privada no patrocínio da festa.

“O carnaval começou por causa da alegria, da irreverencia, da auto estima de nossa gente. Hoje ela tomou uma proporção enorme, que inclusive ajudou a divulgar Corumbá nacionalmente. A lenda do Frei Mariano definitivamente foi superada. Aqui é um lugar de desenvolvimento, de se falar bem da nossa cidade e temos que aproveitar isso. Não podemos deixar esse bom momento passar. Temos que criar novas expectativas, novas perspectivas para que tenhamos, cada vez mais, esta oportunidade de divulgar nossa região”.

Outro tema abordado pelo prefeito foi o apoio financeiro a Inocentes. Em nenhum momento a agremiação exigiu retorno financeiro em troca da homenagem à cidade. “Isso é mais importante ainda. A escola veio atraída pelo conteúdo, história e cultura de Corumbá. Isso que impressionou ao presidente, ao carnavalesco, que assim que estiveram aqui, conversaram com as pessoas, estudaram nossa região, ficaram muito sensibilizados ao perceberem que era isso que eles estavam procurando”.

Segundo Ruiter, eles buscavam um tema que pudesse retratar um pouco de mitologia, meio ambiente, cultura e, principalmente, falar de sociedade. “Somos um povo guerreiro, como fala a letra, que soube dar a volta por cima e defender o rincão oeste deste País. Tudo isso foi muito bem cantado pela Inocentes de Belford Roxo. Eles nunca fizeram nenhuma exigência de qualquer tipo de aporte financeiro. Ao contrário, acho que nós é que deveríamos sinalizar para eles algum aporte”.

“Porque ter a divulgação que nós tivemos é muito significativo. Ficar uma hora em rede nacional, sendo visto por muita gente, falando de Corumbá foi imensurável. E se a escola vencer, que este é objetivo dela, vamos ser falados ainda muito mais”, completou o prefeito de Corumbá. (PMC)

 

Por: Da Redação