A Secretaria de Cultura do município Marcia Raquel disse ao Capital do Pantanal que o carnaval deste ano (2013), apesar do pouco tempo para organização, vai surpreender. Ela destacou as mudanças estruturais como aumento da arquibancada de 180 para 400 metros, o que deve atender aos anseios da população que era obrigado a guardar lugar ,desde as primeiras horas do dia, em sol escaldante, “este ano elas estarão montadas desde a Frei Mariano até a Rua Firmo de Matos, onde deve encerrar as apresentações das agremiações. Com isso aumentamos consideravelmente o nosso público”.
A secretaria lamentou da atitude de alguns comerciantes que estão reclamando das ferragens em frente aos bares e restaurantes daquele trecho, “eles precisam entender que não fazemos nada para prejudicar ninguém. Quem usa a arquibancada não tem condições de pagar para sentar numa cadeira. Estamos tratando de um público diferenciado e além disso o carnaval é para o povo” , salientou reafirmando que esta aborrecida com este posicionamento, “ainda não entenderam a grandiosidade do evento. Há público para todos. Ninguém vai perder nada”.
Apesar deste episodio, Marcia explicou que o carnaval deste ano deve superar as expectativas, principalmente porque os blocos alternativos voltam para as ruas “mas se não tiver na Avenida até as 4h30min não vai mais poder descer. Temos horários e regras a cumprir”.
Para garantir a tranqüilidade da população o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente estará atuando de forma rigorosa, fiscalizando as concentrações dos blocos, cordões e escolas de samba, “crianças de até 8 anos vão poder participar acompanhado com os pais. Porque a segurança será redobrada e nosso diferencial será o cuidado”.
Quanto a ambulantes ela adiantou que todos terão que pagar DAM (taxa de uso do solo) de valor irrisório, e que terão que passar por capacitação profissional oferecida pela Secretaria de Turismo, “quem não fizer não vai poder participar”. A determinação – também- é para quem vai trabalhar com barracas, cujo sorteio acontece hoje, quarta-feira,23, no Instituto Luis de Albuquerque (ILA). A venda de camarote já começou e o espaço para 15 pessoas custa R$ 4.500, “ao todo serão 75 camarotes na Passarela do Samba”. (Reportagem Capital do Pantanal)
Por: Da Redação