Ícone do site Pérola News

​Sindicato Rural e Senar garantem mais de 100 cursos este ano em Corumbá

Parceria de sucesso entre o Sindicato Rural de Corumbá e o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o apoio da Famasul, prefeitura e outras entidades, como o Moinho Cultural Sul-Americano, amplia o acesso de pequenos produtores rurais do município a qualificação profissional e às novas tecnologias. Este ano, serão realizados 104 cursos nas mais diversas áreas, como manipulação de alimentos e inclusão digital rural.

Neste mês de agosto o calendário prevê o envolvimento dos parceleiros dos assentamentos rurais e pequenos sitiantes em 18 cursos, iniciados no último dia quatro. Três cursos estão sendo ministrados desde segunda-feira (18) – informática básica, inclusão digital rural e inseminação artificial. No dia 25, iniciam-se mais dois: produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados e cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros.

Na próxima semana, também serão ministrados outros cinco cursos: a partir do dia 26, operação e manutenção de motoserra e aplicação de medicamentos em bovinos; no dia 27, casqueamento e manutenção de cascos de equídeos; no di 28, apicultura básica e produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados. As inscrições são feitas na sede do Sindicato Rural, Avenida General Rondon, 1.033. Informações com a mobilizadora Joelma Lima pelo telefone 3231.6988.

Mais produção, mais renda

Essa junção de esforços envolvendo todos os parceiros, segundo o presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite, visa promover o desenvolvimento do homem do campo como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e de bem-estar social. “É também papel da nossa entidade, que agrega os grandes produtores do Pantanal, contribuir para que novos conhecimentos cheguem ao pequeno produtor e ele possa aumentar sua produtividade”, disse o dirigente.

Os cursos são gratuitos e vão oferecer, até 17 de dezembro, mais de mil vagas para homens e mulheres, com abrangência nas áreas de produção rural e promoção social. A qualificação inclui também pequenos produtores do município vizinho de Ladário. O envolvimento da prefeitura de Corumbá ocorre por meio da participação da secretaria de Produção Rural e das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile