Brasil

Vereadores de Campinas votam contra afastamento de Dr. Hélio

 

Os vereadores de Campinas votaram contra o requerimento que pedia o afastamento temporário do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) durante os trabalhos da Comissão Processante (CP), na sessão da Câmara de Campinas, na noite desta quarta-feira (15). O resultado da votação foi de 16 votos a favor, 15 contra e dois ausentes. Para a aprovação do pedido era necessário 22 votos a favor do afastamento. Ao final da sessão o vereador Valdir Terrazan (PSDB), autor do requerimento, disse que vai recorrer ao Tribunal de Justiça, para fazer valer o primeiro recurso que foi negado pela Justiça local.

O vereador Artur Orsi (PSDB) foi impedido de votar sobre o afastamento por ser o autor do requerimento que instaurou a Comissão Processante (CP).

Votaram contra o afastamento:

1- Angelo Barreto (PT)
2- Antônio Flôres (PDT)
3- Aurélio Cláudio (PDT)
4- Cidão Santos (PPS)
5- Francisco Sellin (PDT)
6- Jaírson Canário (PT)
7- Josias Lech (PT)
8- Leonice da Paz (PDT)
9- Miguel Arcanjo (PSC)
10- Paulo Oya (PDT)
11- Sérgio Benassi (PCdoB)
12- Tadeu Marcos (PTB)
13- Tiago Ferrari (PMDB)
14- Zé Carlos (PDT)
15- Zé Cunhado (PDT)

Votaram a favor do afastamento:

1- Antônio Francisco – O Politizador (PMN)
2- Ari de Lara (PSB)
3- Biléo Soares (PSDB)
4- Campos Filho (DEM)
5- Dário Saadi (DEM)
6- Dr. Élcio Batista (PSB)
7- Luiz Cirilo (PPS)
8- Petterson Prado (PPS)
9- Professor Alberto (DEM)
10- Rafa Zimbaldi (PP)
11- Sebá Torres (PSB)
12- Serafim Junior (PDT)
13- Valdir Terrazan (PSDB)
14- Vicente Carvalho (PV)
15- Zé do Gelo (PV)
16- Gilberto Cardoso (substituto de Artur Orsi)

Ausentes:

1- Dr. Sebastião dos Santos (PMDB)
2- Jorge Schneider (PTB)

Veja como foi a sessão:

Nos bastidores, 15 minutos antes do primeiro intervalo, um parecer jurídico de Tito Costa, solicitado pelo advogado Alberto Rollo, que defende o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), foi distribuído, por volta das 20h10, solicitando que os vereadores votassem contra o afastamento.

21h27 – Resultado da votação: foram 16 votos a favor do requerimento e 14 contra. Dois vereadores estavam ausentes. Eram necessários 22 votos favoráveis, o que não aconteceu. Com isso, Hélio escapa do afastamento.

21h25 – A CÂMARA DECIDE PELO NÃO AFASTAMENTO DO PREFEITO DR. HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS DE OLIVEIRA DURANTE AS INVESTIGAÇÕES DA COMISSÃO PROCESSANTE.

21h22 – Começa a votação que decidirá se o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos ficará ou não afastado temporariamente durante as investigações da Comissão Processante.

21h18 – No último discurso antes da votação, Valdir Terrazan tem a palavra por até três minutos. “Senhores vereadores, não seremos língua de aluguel de juristas famosos. Nós precisamos ser a voz da população, que quer o afastamento temporário, até que dure a Comissão Processante”.

21h17 – Vereador Élcio Batista rebate Sellin: “Qual a legalidade que houve quando meteram a mão no dinheiro do povo?”.

21h14 – Aos gritos de “vendido, vendido”, Francisco Sellin, PDT, questiona a legalidade do requerimento de afastamento. A plateia reage pedindo a saída do prefeito.

21h13 – Antes, no entanto, o projeto é aberto para discussão, com tempo de três minutos. A votação será nominal.

21h12 – Chegou o momento mais aguardado da sessão: vai ser votado o pedido de afastamento temporário do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos.

21h08 – Artur Orsi fica impedido de votar sobre o afastamento por ser o autor do requerimento que instaurou a Comissão Processante. “Mas meu vai substituto vai votar a favor do afastamento do prefeito”

21h07 – Terrazan conclui discurso: “Essa Casa so tem dois caminhos a seguir. Ou sair daqui honrada, ou sair daqui acabada”

21h05 – Terrazan questiona parecer jurídico que tenta impedir a votação do afastamento do prefeito: “Tenta-se empurrar com a barriga. Não o que escapar. A barreira jurídica nós já ultrapassamos. Estamos discutindo a ética. A base aliada diz que meu requerimento é frágil. Mas eu fiz em cima da Constituição, não da Lei Orgânica ou da Lei Estadual”.

20h58 – Terrazan lamenta a rejeição da inversão de pauta, o que anteciparia a votação do afastamento do prefeito. “Qual vai ser a hora da população? Não adianta adiar. Tem que parar de advogar para prefeito corrupto”.

20h56 – A bancada do PSDB consegue 10 minutos de discurso ao vereador Valdir Terrazan.

20h54 – Enquanto o presidente da Câmara conduz a pauta da sessão, a plateia pede justiça.

20h48 – BASTIDORES: parecer jurídico solicitado pelo advogado Alberto Rollo, que defende o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), foi distribuído por volta das 20h10 solicitando que os vereadores votem contra ao afastamento.

20h46 – “Eu sou contra a preciptação, sou contra a injustiça e para isso nós temos uma Comissão Processante. Até agora nós temos ainda uma decisão final”, conclui Leonice.

20h42 – Diante da reação da plateia, Leonice tenta prosseguir e precisa subir o tom da voz para ser ouvida: “Jesus quando foi crucificado, teve um povo contra ele que nem sabia o que acontecia. Eu espero que a população não esteja sob influência”, disse, sob vaias.

20h39 – Vereadora Leonice da Paz, PDT, partido do prefeito, prega respeito na sessão: “O vereador que me antecedeu, mostrou aqui os seus argumentos, porém, ele próprio conta com a possibilidade de o requerimento não ser aprovado hoje”. A plateia reage, com gritos de “Fora, fora, fora”.

20h37 – Vereador Dr. Elcio Batista, do PSB: “A vaga vai para o brejo, com bezerro e tudo”

20h27 – Petterson Prado, do PPS, cita ideia de antigo livro: “A desobediência civil é o não cumprimento das regras de uma forma pacífica e constante até conseguir seus objetivos. Eu quero pedir que, se o prefeito não for afastado hoje, a população não pague mais seus impostos”. E segue: “Não podemos ser carnerinhos, ovelinhas e ficar quietos”.

20h15 – Com 32 votos favoráveis, é aprovado o aumento de 8% nos salários dos servidores municipais.

20h12 – Biléo Soares defende o afastamento de Hélio: “Prefeito, vai defender sua mulher, seus secretários. Deixa Campinas trabalhar. Campinas não tem terremoto, nem tsunami, mas parece que em duas sextas-feiras, Campinas teve terremoto e tsunami. Peça o senhor, prefeito, o afastamento. Se não, vamos afastá-lo hoje”.

20h10 – Soares critica a derrubada do pedido de prisão de Rosely Nassim Jorge Santos: “A primeira-dama ganhou o Habeas-Golpe”.

20h06 – O vereador Biléo Soares, do PSDB, cita o ex-prefeito Magalhães Teixeira no início de seu discurso: “Nós, vereadores, passamos, mas o funcionário público fica. Ele é o grande agente político da administração.

20h04 – Orsi conclui seu discurso com um apelo: “Eu peço aos vereadores. Não vamos ser coniventes com este roubo que está acontecendo na cidade, deixando pessoas imorais, sem éticas no poder”.

19h59 – Orsi defende o afastamento temporário imediato do prefeito Dr. Hélio Oliveira: “A cidade não pode esperar. A cidade está perdendo investimentos”. Vicente Carvalho, do PV, cedeu seu tempo a Orsi.

19h56 – Artur Orsi usa o exemplo das pessoas envolvidas no esquema para defender os servidores municipais: “Quero parabenizar os servidores de carreira, pois, dos sete secretários caçados, nenhum era de carreira, mas todos de confiança, da intimidade do prefeito. Não existe dúvida. A cidade foi assaltada. Quanto esta quadrilha levou de Campinas. Qual foi o montante?”

19h54 – Orsi prossegue: “Por quê a Prefeitura não tem dinheiro para pagar mais aos servidores? A Sanasa superfaturou 20 contratos. Foram desviados R$ 600 milhões dos cofres públicos, esta é a projeção”.

19h52 – Artur Orsi, do PSDB, um dos líderes da oposição, discute o aumento dos servidores públicos municipais. “O projeto prevê uma correção no valor no percentual de 8% do salário base dos servidores”.

19h48 – O vereador Francisco Selim apresenta ao presidente da Câmara um requerimento assinado por 18 vereadores e de autoria do advogado Tito Costa para adiar a votação do afastamento temporário do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos.

19h47 – Sessão está reaberta com 30 vereadores presentes.

19h38 – A sessão da Câmara voltará em instantes. A votação do afastamento temporário do prefeito será o primeiro requerimento discutido.

19h26 – Intervalo regimental: o presidente da Casa, Pedro Serafim, declara que a sessão está suspensa por até 15 minutos.

19h25 – Schneider volta a falar: “Eu vou votar com a minha consciência tranquila. Não vou crucificar ninguém”.

19h22 – Schneider foi interrompido pelo O Politizador: “Se você interrompeu minha fala, eu também tenho o direito de interromper a sua. Eu só peço respeito ao povo”, disse O Politizador, que teve o som cortado.

19h21 – Jorge Schneider, líder do PTB, critica outros vereadores: “Ofender as pessoas não é democracia. Nós temos aqui vereadoers ofendendo vereadores. É um absurdo isso”.

19h18 – Terrazan conclui: “Eu espero que esta Casa tenha juízo. E o juízo é o afastamento temporário, para que a cidade volte a andar”

19h13 – Valdir Terrazan, do PSDB, autor do requerimento do pedido de afastamento do Dr. Hélio, coloca a sessão desta quarta-feira como um marco histórico para a cidade. “A cidade já está indignada com o Executivo, que não fique também decepcionada com o Legislativo”. Ele também manda um recado para os vereadores que apoiam Dr. Hélio: “Tomem cuidado para depois não ficarem envergonhados. O prefeito rouba os que mais precisam”. E continua: “O cofre da Prefeitura sequer consegue pagar medicamento. Está vazio”.

19h11 – Após dois vereadores defenderem o prefeito, Dr. Elcio Batista, do PSB, acredita que a situação está insustentável e pede respeito ao dinheiro do público: “A saúde está boa? Poderia estar melhor. Não dá para entender”. Batista prosseguiu: “A questão hoje aqui é moral”.

19h07 – É a vez de Jairson Canário, também do PT, falar: “Enquanto não for provado nada contra o Dr. Hélio, eu não voto pelo afastamento, pois não gosto de injustiça”. Segundo Canário, nem mesmo o Ministério Público apontou irregularidades contra o prefeito.

18h59 – Vereador Josias Lech, do PT, discursa no plenário: “Vejo com preocupação quando um magistrado, que está acima de tudo para defender a ordem pública, propõe a revogação de uma decisão tomada por um desembargador”. Ele defende Dr. Hélio e é contra o afastamento. “Existe uma Comissão Processante, que vem fazendo um trabalho correto e discreto”.

 

Por: Da Redação (*informações EPTV Campinas)